Vacinação contra Covid-19 em crianças no DF — Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde do DF
Crianças de 5 a 11 anos já podem tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Distrito Federal. A Secretaria de Saúde também retomou a aplicação da primeira dose para crianças de 6 meses a 11 anos.
Para vacinar é necessário levar documento de identificação da criança e o cartão de vacinação. Se houver outros imunizantes de rotina atrasados, eles também poderão ser aplicados.
As crianças de 5 a 11 anos devem receber uma dose de reforço quatro meses após a segunda dose. A vacina aplicada nesta faixa etária é a Pfizer pediátrica.
- Veja aqui os endereços dos postos
De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Fabiano dos Anjos, este reforço para essas crianças serve para aumentar os anticorpos.
“Foi demonstrada a eficácia em proteger, principalmente contra casos graves e óbitos. Hoje, circulam nove linhagens da variante ômicron. Isso deve servir como alerta para os pais para que deem o reforço”, diz Fabiano.
Procura abaixo do esperado
Doses pediátricas da Pfizer — Foto: SES/Divulgação
O Distrito Federal recebeu 40 mil doses de Pfizer pediátrica e de 30 mil de Pfizer Baby. Por esta razão, de acordo com a Secretaria de Saúde, é possível aplicar as doses de reforço e retomar a vacinação de primeira dose e de segunda dose para todas as crianças a partir dos 6 meses de idade.