Sob nova direção, Congresso abre o ano legislativo. Siga solenidade
Representantes dos Três Poderes participam de tradicional sessão de abertura do ano legislativo no Congresso Nacional
O Congresso Nacional realiza, nesta segunda-feira (3/2), sessão solene para iniciar o ano do Poder Legislativo. A cerimônia é realizada no plenário da Câmara dos Deputados.
O ano dos parlamentares foi iniciado no sábado (1º/2), com a eleição dos novos presidentes: Hugo Motta (Republicanos-PB) na Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre (União-AP) no Senado Federal.
Siga a sessão solene:
A cerimônia desta segunda tem a presença de diversas autoridades, como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso; o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o da Casa Civil, Rui Costa; o da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo. Os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, do STF, também participam do evento, assim como o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Antes da sessão, os presidentes participam de ato externo com tropas das Forças Armadas. Há a execução do Hino Nacional com a salva de 21 tiros de canhão, e o presidente do Senado passa pela tropa em revista. Juntos, ambos sobem a rampa do Congresso e são recebidos pelas equipes das Casas até o Salão Negro, onde recebem os representantes de outros Poderes e líderes partidários.
A sessão tem a leitura de mensagens dos presidentes da República e do Poder Judiciário, além dos presidentes da Câmara e do Senado.
A mensagem presidencial foi lida pelo deputado federal Carlos Veras (PT-PE), 1º secretário da Câmara. Nela, o presidente Lula ressalta as ações do governo nos últimos dois anos, os programas aprovados pelo Congresso e a realização da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, em Belém (PA).
“Em conjunto com o Congresso, estamos criando as condições para a construção de um país mais desenvolvido e mais justo, com crescimento econômico, geração de emprego e renda e responsabilidade fiscal, social e ambiental. Em 2024 começamos a colher o que semeamos desde o início do nosso governo. Em 2025, seguiremos plantando, em busca de colheitas ainda mais generosas”, afirmou o presidente.
Na mensagem do Poder Judiciário, o ministro Barroso destacou a conversa aberta entre os Poderes da República. “Pensamento único só existe nas ditaduras. A característica da democracia é a conversa e a capacidade de diálogo, de colocar argumentos na mesa”, destacou.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Lula não vai à abertura do Legislativo e gera protesto: “nem picanha, nem café”
- Edital de licitação para construção da rodoviária da Estrutural será lançado nesta terça (4)
- “A PGR está pronta para cumprir seu papel”, diz Gonet em discurso no STF
- Sob nova direção, Congresso abre o ano legislativo. Siga solenidade
- UnB libera consulta ao resultado do vestibular tradicional 2025