youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Teleaulas: 94% dos alunos da rede pública têm acesso à internet

By  |  0 Comments

A Secretaria de Educação lançará nos próximos dias o programa de ensino mediado por tecnologia Escola em Casa DF, para evitar que os estudantes da rede pública tenham perdas educacionais durante a suspensão das aulas, adotada como forma de conter a disseminação da Covid-19. 

Nos estudos para elaborar o programa, os técnicos da Secretaria considereram a Pesquisa Distrital por Amostragem de Domicílio (PDAD), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) entre março e outubro de 2018. Nela, uma informação importante: 94% dos estudantes da rede pública têm acesso à internet de alguma forma.

“Se nossos estudantes não podem ir à escola neste momento, levaremos a escola até eles”, afirma o secretário João Pedro Ferraz. Ele reforça que há uma série de medidas em curso para que os estudantes concluam o ano letivo 2020. “Estamos, por exemplo, ofertando  conteúdos em todas as plataformas”, diz. 

Neste momento, a Secretaria negocia para fechar a oferta de pacotes de dados aos estudantes, além de já estar em curso a gravação de teleaulas transmitidas pela TV Justiça para os alunos sem acesso à internet.

O recesso escolar, antecipado pelo governo por conta da pandemia, está próximo de terminar. A suspensão das aulas foi prorrogada até 31 de maio – por isso, a Secretaria vai implementar aulas mediadas por tecnologia, conforme decisão do Conselho de Educação do DF do último dia 24/3

Os alunos terão aulas virtuais por meio de plataforma Moodle – que pode ser acessada por computador ou celular. O objetivo é fazer com que todos tenham acesso ao conteúdo e continuem a estudar nesse período.

Daqueles 94% conectados à internet apontados pela pesquisa, 68% têm acesso com qualquer tipo de rede. Por exemplo: 284 mil possuem internet com banda larga e outros 283 mil têm acesso 3G/4G. Os números se sobrepõem, visto que os estudantes podem acessar à internet das duas maneiras.

Naquele momento, a PDAD identificou 82.886 alunos de Ensino Médio na rede pública. Destes, 79.7 mil têm acesso à internet com qualquer tipo de conexão – o que representa cerca de 96% do total. Com internet banda larga, foram identificados 61,7 mil estudantes (74%) e 56,4 com internet 3G/4G (68%). 

Do Ensino Fundamental da rede pública, foram identificados na pesquisa 263,1 mil – sendo que, destes, 243,8 têm acesso a qualquer tipo de conexão, o que representa 92% do total identificado. Com banda larga são 173,6 mil (66%) e com acesso à internet 3G/4G, 177 mil (67%).

Nossos estudantes

A estudante do 3º ano do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia, Maria Eduarda da Silva Oliveira, de 17 anos, avaliou positivamente a iniciativa do governo sobre as aulas virtuais. “Eu gosto da ideia, pois terei tempo para me organizar melhor, sem toda a pressa que ocorre dentro da sala de aula. Não terei que me deslocar até a escola e me sentirei mais confortável”, disse. Com computador e internet em casa, ela se preocupa em ficar sem acesso à rede por algum período e se atrasar no conteúdo. Mas entende que a medida é temporária e necessária para que os alunos não fiquem prejudicados. 

A pesquisa

O trabalho da Codeplan representa uma população estimada de 2.881.854 pessoas do DF, residentes em 883.509 domicílios urbanos. Com periodicidade bianual, a PDAD acompanha a evolução das condições de vida da população do DF. Investiga, por exemplo, aspectos demográficos, migração, condições sociais e econômicas, situações de trabalho e renda, condições de infraestrutura urbana etc.

Com informações da Secretaria de Educação-DF

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: https: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *