youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Em 4 décadas, número de alunos na UnB com mais de 40 anos subiu 13.000%

By  |  0 Comments

Enterrando preconceitos e adversidades, o número de estudantes de graduação com mais de 40 anos na Universidade de Brasília (UnB) saltou de 19 para 2.592 nas últimas quatro décadas. O avanço foi de 13.542%.

Ao longos destes 40 anos, o percentual de alunos de graduação acima dessa faixa etária partiu de 1,4%, chegou a 7,3% em 2003, e, atualmente, está na casa dos 6,6% do total de matriculados.

Os número candidato aprovados pelo vestibular com mais de 40 anos é crescente. Em 1983, 1993, 2003, 2013 e 2022, foram de respectivamente 8, 111, 372, 881 e 1187.

O irreverente Fernando Mignot Grave (foto em destaque), de 69 anos, é um destes ousados alunos dispostos a ampliar os horizontes do conhecimento independentemente da idade. Ele cursa Teoria e Crítica e História da Arte.

“É tão bonito ouvir que uma senhora de 70 anos se graduou. Para quem quer estudar, digo: ‘faça’. Vão realizar seus sonhos. O retorno é como passar no concurso, ganhar na loteria. Você vai conseguir chegar no objetivo”, disse.

Fernando nunca sofreu preconceito pela idade, mas se colocou no lugar da estudante de 45 anos vítima de etarismo em Bauru (SP). Na ocasião, estudantes mais jovens debocharam da mulher e sugeriram que ela deveria “estar aposentada”.

Segundo Fernando, se alguém for vítima de qualquer discriminação, inclusive por idade, deve enfrentar os agressores com educação. “Tem de encarar e se posicionar”, afirmou.

Fernando por duas vezes estudou a UnB, mas não concluiu os cursos. Ao longo da vida, participou das turmas de Artes Plásticas e Arquitetura, mas parou antes dos diplomas.

Ironicamente, passou no concurso para Fundação Universidade de Brasília (FUB). Cursou diversas faculdades particulares e formou-se em Gestão de Políticas Públicas e de Pessoas.

Antes da digitalização, trabalhou com a produção dos diplomas de mestrado e doutorado.

Com informações do portal Metrópoles

Siga nossas redes sociais

https://linktr.ee/jornaltaguacei

https://linktr.ee/ceilandiaemalerta

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *