youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Max Maciel afirma que cidades do DF foram planejadas para serem “longe e sem direitos”

By  |  0 Comments

Na sessão plenária de desta quarta-feira (2) da CLDF, o distrital Max Maciel (Psol) rebateu um chavão que identifica no Distrito Federal: a noção de que apenas o Plano Piloto foi planejado e que as demais regiões cresceram sem ordenamento urbano. Para ele, áreas urbanas afastadas são parte de um projeto político.

“Itapoã Parque, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho I e II, Riacho Fundo II e Santa Maria foram planejados. A maioria dessas cidades tiveram plano urbanístico e foram planejadas para serem longe, sem políticas de direito”, declarou. O deputado ainda condenou o anúncio do Governo do DF de projetar uma nova cidade para 117 mil habitantes, o Centro Urbano Tororó: questionou se haverá infraestrutura e política pública que atenda as demandas dos habitantes do novo núcleo. “Se querem pensar moradia não podem pensar só nas áreas mais ricas da cidade”, comentou.

Além da habitação, apontou a mobilidade urbana como outra prioridade em discussões sobre as cidades que queremos para o futuro. Nesse sentido, citou pesquisa divulgada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e pela Onu-Habitat Brasil no evento Smart City, em Curitiba. O estudo indica que 60% dos entrevistados do DF elencam a mobilidade  como prioridade para o desenvolvimento urbano; frente a 44% quando se considera todo o país.

O deputado também informou que foi eleito, nesta quarta-feira, para presidir a Comissão de Cidades da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Neste âmbito, vão refletir sobre como tornar a ocupação urbana mais inteligente para o futuro por meio de tecnologia e infraestrutura.

Com informações da CLDF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Democracia que transforma vidas

    Hoje foi um dia inspirador no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde acompanhamos emocionados os depoimentos de quem vive na pele os benefícios das políticas públicas. Ao lado do presidente Lula, ouvimos histórias reais de transformação: desde a dona de casa que conquistou melhores condições de vida até o jovem da periferia que se formou…

  • ‘A partir da memória e da verdade é que se constrói a justiça’ diz Érika Kokay ao repudiar o PL da Anistia

    ‘A partir da memória e da verdade é que se constrói a justiça’ diz Érika Kokay ao repudiar o PL da Anistia

    Neste mês de abril, completa 61 anos de implantação do regime militar no país. Iniciado em 1964 o regime durou até 1985 e foi marcado por crises econômicas, torturas e desaparecimentos de presos políticos e de cidadãos que lutavam contra o regime e pela volta da democracia. Este ano, a data ganhou ainda mais repercussão…

  • Vigilante e Magno chamam compra do Master pelo BRB de “negociata” e “escândalo”

    Vigilante e Magno chamam compra do Master pelo BRB de “negociata” e “escândalo”

    A aquisição de 58% do capital total e de 49% das ações ordinárias do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) voltou a repercutir no plenário da Câmara Legislativa nesta quarta-feira (2/4). O deputado Chico Vigilante (PT) chamou a operação – que envolve um montante de R$ 2 bilhões – de “negociata” e disse esperar que…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *