Gripe: DF aplica 7,5 mil doses no primeiro dia de vacinação ampliada
O Distrito Federal aplicou 7.500 doses de vacina contra a influenza apenas nesta quinta-feira (2/5). A data marcou o início da imunização ampliada para toda a população a partir dos 6 meses de vida. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) adotou a medida por orientação do Ministério da Saúde.
A expansão da faixa etária vale até o fim do estoque de vacinas disponíveis na rede pública. O primeiro dia da vacinação para todos os públicos foi marcado por fila no DF.
Anteriormente, a dose estava reservada para grupos prioritários, como crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e pessoas com mais de 60 anos.
Agora, a orientação – que vale para o público ampliado – é de comparecer a um dos locais de atendimento com documento de identidade e caderneta de vacinação. A lista completa com os endereços e horários de atendimento está disponível no site da SES-DF.
Abaixo da meta
A expansão do público-alvo também serve como forma de aumentar o volume de vacinados, pois, nos últimos anos, a cobertura vacinal contra a influenza ficou abaixo da meta.
Em 2023, quase 16 milhões de brasileiros que poderiam ter se imunizado não compareceram aos postos de atendimento. Neste ano, até o último dia 21, só 22% das pessoas de grupos prioritários haviam se vacinado no Brasil.
O imunizante disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024 protege contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, as cepas que mais tem circulado pelo país.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento