Ir para o conteúdo
Casa Política Planalto faz mudanças na galeria dos presidentes após cobrança de Lula
Política

Planalto faz mudanças na galeria dos presidentes após cobrança de Lula

Compartilhar
Compartilhar

Os quadros agora contêm o período de governo de cada ex-presidente e um QR Code para a biografia dos mandatários no Arquivo Nacional

O Palácio do Planalto fez alterações na galeria dos presidentes nesta sexta-feira (2/5), quatro meses após cobrança de Luiz Inácio Lula da Silva. Os quadros contam agora com um QR code para a página de cada ex-chefe do Executivo no Arquivo Nacional.

Além disso, a placa com o nome do mandatário agora mostra os períodos de cada gestão. As datas de nascimento e morte também permanecem.

A galeria dos presidentes foi destruída durante os ataques de 8 de janeiro, em 2023, e foi reaberta apenas em novembro de 2024. Em janeiro deste ano, o presidente Lula visitou a instalação, mas fez críticas às informações colocadas nos quadros.

Ele cobrou as mudanças ao então chefe do Gabinete Adjunto  de Gestão Interna do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Valdomiro Luis de Souza, que recebeu a bronca publicamente.

“Eu quero que conte a história. A Dilma (Rousseff) foi eleita, foi reeleita, depois sofreu impeachment, sabe, por um golpe. Depois esse aqui (apontando para o quadro de Michel Temer), que não foi eleito. Esse aqui tomou posse em função do impeachment da Dilma”, destacou Lula. “Depois, esse aqui (Jair Bolsonaro) foi eleito em função das mentiras”, acrescentou ainda.

Lula rebaixou servidor responsável pela galeria

O petista mandou que os quadros tivessem o período que cada ex-presidente governou e uma breve história do que ocorreu à época.

“Quero que quando a pessoa venha aqui, ao olhar nas fotos deles, saiba o que aconteceu com cada um. Não estou dando serviço, estou só falando de história”, enfatizou. Valdomiro Luis de Souza foi demitido do cargo dois meses depois, no fim de março, e rebaixado para o posto de assessor.

Lula nomeou como substituto o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Swedenberger Barbosa, que havia sido indicado por Nísia Trindade, demitida da pasta em fevereiro.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Mesmo com fraudes, PDT segue na Previdência

Escândalo derruba ministro, e governo escolhe para o cargo número 2 da...

Desvios: INSS e AGU anunciam medidas para responsabilizar entidades e servidores

Procedimentos administrativos e ações de improbidade fazem parte do conjunto de providências...

Collor cumpre prisão domiciliar em cobertura avaliada em R$ 9 milhões em Maceió

Moraes autorizou Collor a cumprir pena em regime domiciliar depois de a...

Lula sanciona lei que torna permanente Política Nacional Aldir Blanc

Lei sancionada também incorporou o texto da Medida Provisória 1.280/2024, que prorroga,...