Resultado de chamamento público para Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é divulgado
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) divulgou nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), por meio da Comissão de Seleção dos Projetos, o resultado final do Edital de Chamamento Público nº 15/2024 para a celebração de termo de colaboração com a organização da sociedade civil (OSC) que realizará as 57ª, 58ª e 59ª edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB). A proposta vencedora foi apresentada pelo Instituto Alvorada Brasil, classificado em primeiro lugar.
As edições serão realizadas nos anos de 2024, 2025 e 2026, em datas a serem indicadas pela Secec, entre os meses de setembro e novembro. Cada edição terá duração de oito dias corridos, em formato híbrido, com exibições de filmes presenciais, e demais ações em ambientes presenciais, virtuais e/ou canal de TV.
O valor de referência estimado para a realização do evento é de R$ 9 milhões, com previsão de R$ 3 milhões para cada ano.
Festival
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é o mais antigo evento dedicado ao cinema nacional, prestigiado por realizadores e críticos por oferecer espaço à apreciação, reflexão e participação do público e de profissionais do cinema. Tornou-se ao longo dos anos um festival de grande prestígio cinematográfico, não apenas por seu pioneirismo, mas pela ousadia que pautou sua trajetória e seus premiados, antecipando ou reafirmando a consagração de filmes e autores. Estrear na tela do tradicional Cine Brasília, o mais nobre templo da sétima arte da capital brasileira e sede histórica do Festival, continua sendo a ambição de muitos realizadores.
A ação foi criada em 1965, por iniciativa do historiador e crítico Paulo Emílio Sales Gomes, à época à frente do primeiro curso superior de cinema, criado na Universidade de Brasília. Nasceu como Semana do Cinema Brasileiro, nome que manteve durante as duas primeiras edições, até que, em 1967, tornou-se Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Apenas nos anos de 1972 a 1974 não foi realizado, no auge do regime militar. Em 2007, recebeu o registro de Patrimônio Cultural lmaterial pelo Governo do Distrito Federal. Em 2020 e 2021, por conta da pandemia de covid-19, o evento foi virtual.
Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
- PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado
- Veja quem são os indiciados por golpe de Estado em 2022 pela PF
- Senai abre 4,2 mil vagas gratuitas para cursos em 2025; veja como se inscrever