Produção industrial do país em junho cresce acima do esperado, diz IBGE
A produção industrial no Brasil aumentou 4,1% em junho em comparação a maio, conforme a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2). Em maio, o índice apresentou um declínio de 1,5% (dado revisado após a divulgação inicial de uma queda de 0,9%).
O desempenho de junho superou a mediana das previsões de 30 instituições financeiras e consultorias consultadas pelo Valor Data, que esperavam um crescimento de 2,3%, ajustado para fatores sazonais. As estimativas variavam de um aumento de 1,1% a 4,9%.
Em relação a junho de 2023, a produção industrial cresceu 3,2% em junho. A expectativa mediana do mercado era um crescimento de 1,6%, conforme levantamento do Valor Data, com projeções que variavam de uma queda de 1,3% a um aumento de 4%.
Nos 12 meses até junho, a indústria acumulou um crescimento de 1,5%.
As quatro principais categorias da indústria registraram crescimento em junho, em comparação a maio. A produção de bens de capital aumentou 0,5% em junho, em comparação a maio, e 9% em relação a junho de 2023. A produção de bens intermediários, que representa 55% da indústria, cresceu 2,6% em junho em comparação a maio e 1,1% em relação a junho de 2023.
A produção de bens duráveis aumentou 4,4% em junho em comparação a maio e 12% em relação a junho de 2023. A produção de bens semi e não duráveis cresceu 4,1% em junho em comparação a maio e 5,8% em relação a junho de 2023.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- A trajetória do esforço do governo brasileiro pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
- Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha
- Hemocentro de Brasília lança campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue
- Redução da alíquota do ITBI vai acelerar regularização de clubes no DF
- Corte de R$ 6 bilhões no Orçamento: “Há dificuldades em reduzir deficit”