Justiça determina suspensão de atividades presenciais na Câmara Legislativa do DF, por conta da Covid
Decisão atende a pedido do sindicato de servidores da Casa. Na quarta (3), distrital foi diagnosticado com infecção por coronavírus, depois de discursar sem máscara.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) determinou, nesta quinta-feira (3), a suspensão das atividades presenciais na Câmara Legislativa do DF (CLDF). A decisão é liminar e atende a um pedido do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do DF (Sindical).
As atividades presenciais na Casa devem permanecer suspensas até decisão final sobre o tema. A medida ocorre após o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) ser diagnosticado com Covid-19. O parlamentar discursou sem máscara no plenário da CLDF, na terça-feira (3).
Por conta da situação, a Câmara Legislativa determinou a testagem das pessoas que estavam no local. Em nota, a Casa afirmou que vai obedecer a decisão judicial, mas pretende recorrer.
Na determinação, a juíza Maria Silda Nunes de Almeida aponta que o número de casos de Covid-19 “aumentou consideravelmente desde o final do ano passado gerando um colapso da rede pública de saúde, situação que não é diferente no Distrito Federal”.
A magistrada recomenda a adoção do teletrabalho também devido ao crescimento no número de atestados médicos de servidores, estagiários e terceirizados da CLDF.
Caso de Covid na CLDF
O deputado distrital Jorge Vianna foi diagnosticado com Covid na quarta, um dia após discursar sem máscara, na solenidade de abertura dos trabalhos da CLDF.
Enquanto presidia a primeira sessão do ano na Casa, o parlamentar avisou que não estava bem e que deixaria o plenário por estar febril (veja vídeo abaixo). Inicialmente, ele alegou que o mal-estar ocorreu porque ele tinha “tomado chuva”.
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.496.0_pt_br.html#goog_1066889849
Após a confirmação da infecção, a Câmara Legislativa decidiu fazer a testagem de distritais e parlamentares que estiveram em plenário ou tiveram contato com quem esteve no local.
Os exames devem ser realizados até segunda-feira (7), pela rede credenciada do Fundo de Assistência à Saúde da Câmara Legislativa (Fascal).
FONTE: G1-DF
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber