youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Morador da periferia do DF realiza sonho e se torna diplomata aos 35 anos

By  |  0 Comments

Aos 35 anos, William Silva Placides realizou o sonho de se tornar diplomata. Até os 19, ele morou no Sol Nascente, periferia do Distrito Federal, onde viu de tudo: desde as enchentes até os casos de criminalidade. Mas, ele se recusou a não lutar por uma vida diferente (veja vídeo acima).

Depois de se graduar em relações internacionais, William fez a prova para ser diplomata seis vezes. Em cinco delas, chegou até a final. O concurso é considerado um dos mais difíceis e disputados do país.

O resultado que ele tanto esperava veio no fim do ano passado, quando o nome de William saiu na lista dos aprovados. A posse no Itamaraty foi em janeiro.

“Às vezes, a galera está na ‘quebrada’, está em uma situação de vulnerabilidade, fica descrente de si mesmo, acha que não consegue, que não merece tal coisa. O meu recado seria assim: acredite em seus sonhos, estuda forte, faz o seu que a hora vai chegar, vai acontecer”, diz William.

Como tudo começou

William é natural de Itapecerica da Serra, em São Paulo. Ele conta que veio com a mãe para Brasília em busca de melhores oportunidades.

“Minha mãe se separou e resolveu vir para Brasília buscar mais oportunidades para a gente porque realmente a máquina pública funciona melhor, tem mais serviços, mais acesso, né? Só que quando a gente chegou aqui, a gente foi parar lá no Sol Nascente”, lembra William.

Após muito estudo, em 2007, veio a primeira conquista de William com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Eu tive a grata surpresa de ter ficado em quarto lugar [entre os alunos] das escolas públicas do DF, o que deu uma nota que me dava acesso a basicamente qualquer curso. Acabei escolhendo relações internacionais”, diz o diplomata.

Quatro idiomas

Desde então, ele conheceu outras possibilidades de explorar o mundo. Estagiou na embaixada da Itália, onde conheceu de perto a profissão de diplomata. Mas, uma mudança temporária na carreira apareceu.

“Durante o período da universidade, eu passei no concurso para entrar para carreira de atividades penitenciárias, que hoje é a Polícia Penal de Brasília, onde eu passei 14 anos e meio. Casei, tive filhos”, conta William.

Ele diz que, à época, o concurso para o Itamaraty parecia algo muito distante. Mas, de 2017 para cá, ele não voltou a correr atrás do sonho. Atualmente, William está no Instituto Rio Branco (IRBr), academia que forma os diplomatas do Brasil.

Com informações do G1-DF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Prouni: MEC divulga a 1ª chamada nesta terça-feira às 18h

    Prouni: MEC divulga a 1ª chamada nesta terça-feira às 18h

    A segunda chamada do Prouni está prevista para o dia 28 de fevereiro O Ministério da Educação (MEC) vai disponibilizar, às 18h desta terça-feira (4/2), o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os inscritos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para ter acesso à lista de aprovados. Prouni 2025…

  • “Boné serve para proteger a cabeça”, diz Motta sobre oposição e governo

    “Boné serve para proteger a cabeça”, diz Motta sobre oposição e governo

    Presidente da Câmara criticou a disputa entre oposição e governo com frases em bonés O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, se manifestou sobre a “guerra de bonés” protagonizada por nomes do governo e da oposição no Congresso. Os itens chamaram atenção durante a abertura do ano legislativo, nessa segunda-feira (3/2). Besta terça-feira (4/2),…

  • Copom aponta para aumento da Selic em 1 ponto em março

    Copom aponta para aumento da Selic em 1 ponto em março

    A taxa básica de juros da economia, a Selic, deve aumentar novamente em um ponto percentual (p.p), em março. É o que aponta a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta terça-feira (4). Segundo o Copom, o cenário de inflação de curto prazo segue adverso, principalmente em razão do aumento nos…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *