Ir para o conteúdo
Casa Economia Dia da Liberdade de Impostos tem adesão de shoppings e postos de gasolina em Taguatinga
Economia

Dia da Liberdade de Impostos tem adesão de shoppings e postos de gasolina em Taguatinga

Compartilhar
Entram hoje (7) em vigor os novos preços da gasolina e do óleo diesel. O reajuste da gasolina é de 3%. Já o aumento do diesel será de 6%. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Compartilhar

Os brasileiros trabalham quase cinco meses por ano apenas para pagar impostos – e a contrapartida em serviços públicos oferecidos ainda deixa a desejar. Para chamar a atenção sobre a alta carga tributária, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem promove em todo o País a 10.ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI) em 24 de maio.

Na capital, a data atrai milhares de consumidores todos os anos, que já estão habituados a abastecer os carros na rede Jarjour pagando o preço da gasolina sem os impostos embutidos – os tributos são pagos pelos empresários participantes, apenas não são repassados ao preço final do produto. A novidade deste ano é a adesão de cinco grandes shoppings da cidade à campanha: Iguatemi, Brasília, Taguatinga, JK e Terraço.

O presidente da CDL Jovem DF, Raphael Paganini, que organiza as ações, afirma que as novas parcerias ilustram a relevância adquirida pelo DLI nestes 10 anos. “É um movimento que une consumidores e empresários em torno de um interesse comum: questionar o valor dos impostos ante a falta de retorno do poder público, em uma campanha de conscientização que movimenta o varejo e dá a oportunidade de comprar mais barato”, defende.

Paganini, que também é vice-coordenador da CDL Jovem Nacional, ressalta que a entidade, por meio do DLI, defende a simplificação tributária no Brasil. “Apoiamos projetos de lei com esse propósito, para que o consumidor saiba quanto paga de impostos em cada produto que compra, com mais transparência”, afirma. Para a CDL Jovem, um imposto único – ou medida similar – tornaria o cálculo mais fácil, e, consequentemente, os cidadãos teriam recursos para exigir a diminuição da carga. “Assim, todos ganham: o País fica mais interessante para as empresas operarem aqui, o que leva ao aumento da concorrência, que, por sua vez, aumenta a oferta de empregos e o consumo”, esclarece.

Os postos Jarjour da Asa Norte, da Asa Sul e de Taguatinga vão vender 30 mil litros de gasolina sem impostos (10 mil em cada unidade), e cada cliente poderá abastecer seu veículo com 20 litros de combustível, com pagamento em dinheiro. Nos shoppings, alguns produtos também serão vendidos com o desconto referente aos tributos. A lista de lojas participantes será divulgada em breve.

Além do Distrito Federal, o DLI ocorre em mais 16 Estados neste ano: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

Com informações do Jornal de Brasília.

 

 

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de maio do...

Selic a 14,75% é “um crime” e “não vai resolver o problema da inflação”, diz José Dirceu

Ex-ministro critica a atuação do Banco Central e a meta de inflação...

Custo de cesta básica ideal para uma pessoa chega a R$ 432 em abril

Renda de 70% da população é insuficiente para ter alimentação saudável Camila...

Trabalhadores com carteira assinada já podem migrar dívidas para o Crédito do Trabalhador

Nova etapa do programa permite trocar CDC e consignado tradicional por crédito...