No dia mundial do Star Wars, o Correio separou a ordem cronológica das séries e filmes da saga para os fãs curtirem a data especial
Uma das sagas mais populares da história do cinema, Star Wars cresceu de uma trilogia de filmes para 11 longas, 11 séries, parque de diversões, livros e um dia mundial para celebrar o universo dos jedis: 4 de maio. Com tantas produções lançadas, o público fica confuso acerca da ordem e por onde começar. Por isso, o Correio trouxe a ordem cronológica dos filmes e séries do cânone da saga, todos disponíveis na Disney+.
Similar com a realidade, que organiza a contagem dos anos com base no nascimento de Jesus Cristo, o universo de Star Wars tem como referência de tempo a batalha de Yavin, quando os rebeldes explodem a estrela da morte, em Uma nova esperança, no ano 0BY. Por isso, os anos são divididos em ABY (antes da batalha de Yavin) e DBY (depois da batalha).
Antes dos Skywalker
A alta república foi época em que os Jedis estavam no seu auge, a democracia e a paz estavam instauradas em toda a galáxia e todos viviam bem. The acolyte mostra os primeiros indícios de um distúrbio na força, aproximadamente 100 anos antes do surgimento do Império intergaláctico. Nos episódios, uma jovem ex-padawan se vê obrigada a se reunir com seu mestre Jedi para investigar uma série de crimes. No caminho, eles deparam-se com forças mais sinistras do que esperavam.
As guerras clônicas
Depois da alta república, as produções dão um salto no tempo para a as guerras clônicas, conflito entre a república galáctica e a confederação de sistemas independentes que queriam sair do senado. O prelúdio da trilogia original mostra a ascensão e queda de Anakin Skywalker e sua transformação em Darth Vader. O filme e série Clone Wars mostram missões e aventuras das guerras dos clones contra os droides de batalha. As animações aprofundam as histórias de Anakin, Padmé e Obi-Wan, além de introduzir uma personagem crucial para a saga: Ahsoka Tano.
O início da rebelião
Paralelamente ao surgimento do Império Galáctico, nascia a Aliança Rebelde, em que pessoas em todos os lugares se rebelavam ao poder e lutavam por liberdade na galáxia. The bad batch e Rebels mostram grupos que apesar de pequenos, fazem a diferença na luta. Obi-wan Kenobi aprofunda o isolamento do personagem em Tatooine e uma missão inusitada com a jovem princesa Leia, enquanto Solo conta a origem do contrabandista mais amado da saga. Andor e Rogue one se conectam diretamente aos eventos de Uma nova esperança e a explosão da primeira estrela da morte.
O pós-império
Depois da tão esperada queda de Palpatine e Darth Vader, os rebeldes tentam formar uma nova república enquanto grande parte da galáxia se encontra perdida sem a falta do poder controlador que os comandava. Nesse cenário, os caçadores de recompensas prosperam e surgem séries como The Mandalorian e O livro de Boba Fett. E os sensitivos à força não são mais perseguidos, dando a chance de personagens queridos pelos fãs voltarem à cena em Ahsoka. Novas histórias também ganham vez com Skeleton crew, que acompanha um grupo de crianças que tenta desesperadamente encontrar o caminho de casa.
Primeira ordem
A nova república falha e dá espaço para outro regime totalitário surgir: a primeira ordem, comandada por Kylo Ren – neto de Vader. Mas a crescente ameaça não é imparável e encontra rivalidade com a resistência, representada em animações e nos episódios VI, VII e IX, com Rey, Finn, Poe Dameron e os inesquecíveis Han Solo, Leia Organa, Luke Skywalker e Chewbacca.
Clone Wars retrata missões e aventuras das guerras clônicasDivulgação/Disney+
Episódio II – Ataque dos clones é o segundo filme da trilogia prelúdio da sagaDivulgação/Disney+
Primeira aparição dos clones no episódio IIDivulgação/Disney+
Rebels mostra um pequeno grupo de resistência ao ImpérioDivulgação/Disney+
Rogue one explica como a Aliança Rebelde adquiriu os planos para explodir a estrela da morteDivulgação/Disney+
Uma nova esperança foi o primeiro filme lançado da sagaDivulgação/Disney+
The Mandalorian popularizou o personagem Grogu, conhecido como baby YodaDivulgação/Disney+
A resistência explora outras frentes que lutam contra a primeira ordemDivulgação/Disney+
O último Jedi mostra Rey e Kylo Ren lutando lado a ladoDivulgação/Disney+
The acolyte explora pela primeira vez na televisão o período da alta repúblicaDivulgação/Disney+
Ordem cronológica completa
- The acolyte
- Episódio I – A ameaça fantasma
- Episódio II – Ataque dos Clones
- A guerra dos clones (filme)
- A guerra dos clones (série)
- Episódio III – A vingança dos sith
- The bad batch
- Obi-Wan Kenobi
- Solo
- Rebel
- Andor
- Rogue One
- Episódio IV – Uma nova esperança
- Episódio V – O império contra-ataca
- Episódio VI – O retorno de jedi
- The mandalorian
- O livro de Boba Fett
- Ahsoka
- Skeleton Crew
- Star Wars Resistance
- Episódio VII – O despertar da força
- Episódio VIII – O último jedi
- Episódio IX – A ascensão Skywalker
Por que 4 de maio?
A data escolhida para o dia Mundial do Star Wars vem de um trocadilho com a frase popularizada pelos filmes, “Que a força esteja com você”, no inglês é May the force be with you, e a sonoridade similar com May the 4th (4 de maio). A comemoração iniciou em 1979, e prossegue até hoje com a Disney+ realizando interfaces personalizadas no streaming e lançamentos especiais, como histórias dos jedis, dos sith e do submundo, séries antológicas que exploram diferentes personagens conhecidos da saga.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Deixe um comentário