Ir para o conteúdo
Casa Sociedade Xi Jinping se juntará a Lula em visita à Rússia a convite de Putin
Sociedade

Xi Jinping se juntará a Lula em visita à Rússia a convite de Putin

Compartilhar
Compartilhar

Viagem do líder chinês ocorrerá de 7 a 10 de maio. Xi Jinping, Lula e outros líderes mundiais participam de celebração do Dia da Vitória

Kremlin anunciou neste domingo (4/5) que o presidente da ChinaXi Jinping, fará uma visita oficial à Rússia de 7 a 10 de maio, a convite do presidente Vladimir Putin. O líder chinês vai participar, junto com outros 20 líderes mundiais, das celebrações formais que marcam o 80º aniversário do Dia da Vitória em Moscou, em 9 de maio. A data celebra a rendição das tropas da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

“As conversações bilaterais que serão realizadas durante a visita se concentrarão nos aspectos centrais do avanço das relações Rússia-China, em termos de parceria abrangente e cooperação estratégica, bem como em questões urgentes das agendas internacional e regional”, informou o Kremlin.

Além disso, os dois líderes assinarão diversos documentos bilaterais, disse o governo russo, sem especificar temas.

Esta é a terceira visita de Xi à Rússia desde o início da guerra com a Ucrânia, em fevereiro de 2022. A última aconteceu em setembro de 2024. Já Putin visitou Pequim duas vezes: uma em outubro de 2023 e outra em maio de 2024.Play Video

Lula também vai à Rússia e à China

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também vai participar das comemorações do Dia da Vitória em Moscou. A visita foi interpretada como um gesto de apoio ao governo de Vladimir Putin, em meio à guerra na Ucrânia.

O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, chegou a convidar o presidente brasileiro para uma visita ao país de Volodymyr Zelensky. No entanto, o governo Lula aguarda um convite formal das autoridades ucranianas.

No sábado (10/5), o presidente Lula e sua comitiva deixam a Rússia e seguem para a China, onde o chefe do Executivo participa do encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Pequim. Essa visita ao país asiático ocorre diante da escalada da guerra tarifária entre China e EUA. Os dois países se impuseram tarifas mútuas (145% e 125%, respectivamente).

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Índia proíbe todas as importações do Paquistão

Governo indiano diz que proibição das importações paquistanesas é questão de segurança...

Governo de Portugal anuncia expulsão de 18 mil imigrantes em situação irregular

Medida foi divulgada às vésperas das eleições e reflete endurecimento do discurso...

Conclave: escolha do novo papa se aproxima. Veja mudanças na cerimônia

No dia 7 de maio, o encontro de cardeais que escolherão o...

Aos 94 anos, bilionário Warren Buffett anuncia aposentadoria

Quinta pessoa mais rica do mundo, bilionário de 94 anos vai deixar...