Ir para o conteúdo
Casa Transporte Público Trem de passageiros que ligará o DF a Valparaíso de Goiás passa por testes; governador Ibaneis Rocha participa da primeira viagem
Transporte Público

Trem de passageiros que ligará o DF a Valparaíso de Goiás passa por testes; governador Ibaneis Rocha participa da primeira viagem

Compartilhar
Compartilhar

O projeto de utilizar trens de passageiros para fazer a viagem entre o Distrito Federal e a cidade de Valparaíso de Goiás deu mais um passo em direção à sua efetivação. Conforme noticiado pela imprensa local, os trilhos que hoje só são utilizados pelo transporte de cargas, poderão passar também a ser utilizados pelo transporte de passageiros. O primeiro experimento da viagem vai ser feito com a presença do o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB); o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Paulo Roriz; o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro; o secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Pejo; e um representante da VLi, concessionária responsável pela linha.

Com a viagem experimental, o Governado do Distrito Federal (GDF) pretende verificar as condições da linha férrea, como também cronometrar o tempo gasta entre o trajeto. O trem sairá da estação Rodoferroviária.

“A via, sob-responsabilidade da VLi, tem foco no transporte de carga. É importante ressaltar que os estudos de viabilidade técnica para sua adaptação a outros fins ainda estão em andamento pelos interessados e deverão ser submetido à análise e manifestação da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres].”, disse a ANTT, em resposta à imprensa.

Caso o projeto seja consolidado, o novo meio de transporte deve descongestionar as vias do DF que fazem ligação com a região mais densa do Entorno do DF. O tempo gasto até Valparaíso é de, em média, 37 km, e é percorrido em 45 minutos – de trem, deverá ser feito em 30 minutos.

A expectativa é que dois vagões façam duas viagens diárias de Brasília até o município goiano. O preço da passagem não foi divulgado, mas, segundo a Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana, o preço deverá ser atrativo, uma vez que o transporte público não visa lucro.

 

Fotos: Portal Metrópoles

 

 

 

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Deputado quer tornar obrigatória iluminação em paradas de ônibus no DF

Um Projeto de Lei apresentado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) quer tornar...

Audiência pública discutirá modernização do transporte metroviário no DF

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) promove, nesta sexta-feira (16),...

Com transporte público modernizado, uso do Cartão Mobilidade cresce 30% e chega a 720 mil usuários

Desde a implantação do sistema 100% digital no transporte público coletivo do...

Metrô-DF: queda de energia interrompe circulação de trens nesta 2ª

A circulação dos trens da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) foi interrompida...