youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Trem de passageiros que ligará o DF a Valparaíso de Goiás passa por testes; governador Ibaneis Rocha participa da primeira viagem

By  |  0 Comments

O projeto de utilizar trens de passageiros para fazer a viagem entre o Distrito Federal e a cidade de Valparaíso de Goiás deu mais um passo em direção à sua efetivação. Conforme noticiado pela imprensa local, os trilhos que hoje só são utilizados pelo transporte de cargas, poderão passar também a ser utilizados pelo transporte de passageiros. O primeiro experimento da viagem vai ser feito com a presença do o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB); o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Paulo Roriz; o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro; o secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Pejo; e um representante da VLi, concessionária responsável pela linha.

Com a viagem experimental, o Governado do Distrito Federal (GDF) pretende verificar as condições da linha férrea, como também cronometrar o tempo gasta entre o trajeto. O trem sairá da estação Rodoferroviária.

“A via, sob-responsabilidade da VLi, tem foco no transporte de carga. É importante ressaltar que os estudos de viabilidade técnica para sua adaptação a outros fins ainda estão em andamento pelos interessados e deverão ser submetido à análise e manifestação da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres].”, disse a ANTT, em resposta à imprensa.

Caso o projeto seja consolidado, o novo meio de transporte deve descongestionar as vias do DF que fazem ligação com a região mais densa do Entorno do DF. O tempo gasto até Valparaíso é de, em média, 37 km, e é percorrido em 45 minutos – de trem, deverá ser feito em 30 minutos.

A expectativa é que dois vagões façam duas viagens diárias de Brasília até o município goiano. O preço da passagem não foi divulgado, mas, segundo a Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana, o preço deverá ser atrativo, uma vez que o transporte público não visa lucro.

 

Fotos: Portal Metrópoles

 

 

 

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *