Ir para o conteúdo
Casa Brasil Após se tornar réu por calúnia contra Gilmar Mendes, Moro diz que fazia “piada”
BrasilSem categoriaSTF

Após se tornar réu por calúnia contra Gilmar Mendes, Moro diz que fazia “piada”

Compartilhar
Compartilhar

Senador disse que decisão do STF não envolve o mérito da acusação e afirmou que buscará se defender

Sergio Moro
Sergio Moro (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O ex-juiz suspeito e hoje senador, Sergio Moro, tentou se defender após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) torná-lo réu pelo crime de calúnia contra o ministro da Corte Gilmar Mendes. 

Ele afirma que apenas fazia uma piada quando falou em, num vídeo que viralizou recentemente, “comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes”. A Primeira Turma do STF acolheu por unânimidade a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). 

“A Primeira Turma do STF recebeu denúncia por suposto crime de calúnia contra mim por ter feito, antes do exercício do mandato de Senador, uma piada em festa junina na brincadeira conhecida como ‘cadeia'”, escreveu Moro em publicação na rede social X.

“Um vídeo gravado e editado por terceiros desconhecidos foi feito e divulgado sem meu conhecimente e autorização. O pedido para que os terceiros fossem identificados e ouvidos antes da denúncia não foi atendido. O recebimento da denúncia não envolve análise do mérito da acusação e no decorrer do processo a minha defesa demonstrará a sua total improcedência”, acrescentou na postagem. 

A PGR defendeu que Moro seja condenado à prisão devido a seus ataques. Caso a pena seja superior a quatro anos, ele deve perder o mandato, segundo a PGR. 

A pena por calúnia vai de seis meses a dois anos de prisão. A PGR, no entanto, pede que sejam contabilizados na condenação três agravantes: o fato de a fala ser contra funcionário público; ter sido proferida na presença de pessoas; e de o alvo ter mais de 60 anos. Cada um dos agravantes aumenta a pena em um terço.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Edital para Festival Porão do Rock 2025 abre 60 vagas para trabalho de ambulantes

    Edital para Festival Porão do Rock 2025 abre 60 vagas para trabalho de ambulantes

    Ambulantes interessados em trabalhar no Festival Porão do Rock 2025, que nos dias 23 e 24 de maio, deverão fazer cadastro junto à Secretaria Executiva das Cidades nesta segunda-feira (19). O edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (16) informa que serão 40 vagas para barracas, sendo 25 que ficarão posicionadas na SRPN Qd.901 da…


  • Dia Mundial da Diversidade Cultural vai agitar a Praça dos Três Poderes

    Dia Mundial da Diversidade Cultural vai agitar a Praça dos Três Poderes

    Na próxima quarta-feira (21), a Praça dos Três Poderes será palco para a celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural, numa iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Instituto Integra Mais Um. Gratuito e aberto ao público, o evento reunirá grandes nomes da…


  • Espaço na Asa Norte acolhe e oferece cursos a mulheres e crianças vítimas de violência

    Espaço na Asa Norte acolhe e oferece cursos a mulheres e crianças vítimas de violência

    Mulheres e crianças vítimas de violência no Distrito Federal têm um espaço onde são acolhidas e podem participar de aulas e de eventos culturais. É a Casa Jasmim, que funciona desde 2018 na 716 Norte. No local, há oferta de cursos e atividades, tudo de graça. O projeto conta com aporte do Fundo de Apoio…


Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Uniões entre mulheres desafiam queda geral nos casamentos no Brasil

Dados do IBGE mostram queda no número total de matrimônios civis em...

Maio Laranja: Brasil lidera em riscos on-line nos abusos sexuais na infância

Campanha nacional expõe dados sobre abusos sexuais virtuais e físicos e reforça...

Bolívia decide hoje o futuro de líder do PCC; veja detalhes da prisão

Autoridades do país vizinho vão bater o martelo se Marcos Roberto de...

CBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

O edital que anuncia o pleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)...