A pena para o crime de calúnia vai de seis meses a dois anos de prisão, mas a PGR pede que sejam contabilizados na condenação três agravantes

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) pode ser preso e perder o mandato em caso de uma eventual condenação imposta por ministros do Supremo Tribunal Federal for superior a quatro anos. O ex-juiz suspeito se tornou réu por calúnia contra o ministro do STF Gilmar Mendes.
A pena para o crime vai de seis meses a dois anos de prisão, mas a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pede que sejam contabilizados na condenação três agravantes: o fato de a fala ser contra funcionário público; ter sido proferida na presença de pessoas; e de o alvo ter mais de 60 anos. Cada um dos agravantes aumenta a pena em um terço.
Em vídeo que passou a circular nas redes sociais, o parlamentar ironizou o ministro Gilmar Mendes, do STF, durante uma festa junina. Ele aparece rindo e fala em “comprar um Habeas Corpus” do magistrado.
De acordo com a vice da PGR, “o denunciado Sergio Fernando Moro emitiu a declaração em público, na presença de várias pessoas, com o conhecimento de que estava sendo gravado por terceiro, o que facilitou a divulgação da afirmação caluniosa, que tornou-se pública em 14 de abril de 2023, ganhando
* Com informações do Conjur
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Edital para Festival Porão do Rock 2025 abre 60 vagas para trabalho de ambulantes
Ambulantes interessados em trabalhar no Festival Porão do Rock 2025, que nos dias 23 e 24 de maio, deverão fazer cadastro junto à Secretaria Executiva das Cidades nesta segunda-feira (19). O edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (16) informa que serão 40 vagas para barracas, sendo 25 que ficarão posicionadas na SRPN Qd.901 da…
Dia Mundial da Diversidade Cultural vai agitar a Praça dos Três Poderes
Na próxima quarta-feira (21), a Praça dos Três Poderes será palco para a celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural, numa iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Instituto Integra Mais Um. Gratuito e aberto ao público, o evento reunirá grandes nomes da…
Espaço na Asa Norte acolhe e oferece cursos a mulheres e crianças vítimas de violência
Mulheres e crianças vítimas de violência no Distrito Federal têm um espaço onde são acolhidas e podem participar de aulas e de eventos culturais. É a Casa Jasmim, que funciona desde 2018 na 716 Norte. No local, há oferta de cursos e atividades, tudo de graça. O projeto conta com aporte do Fundo de Apoio…
Deixe um comentário