youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Moro pode ser condenado à prisão e perder mandato de senador por calúnia contra Gilmar Mendes após decisão do STF

By  |  0 Comments

A pena para o crime de calúnia vai de seis meses a dois anos de prisão, mas a PGR pede que sejam contabilizados na condenação três agravantes

Sergio Moro
Sergio Moro (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) pode ser preso e perder o mandato em caso de uma eventual condenação imposta por ministros do Supremo Tribunal Federal for superior a quatro anos. O ex-juiz suspeito se tornou réu por calúnia contra o ministro do STF Gilmar Mendes. 

A pena para o crime vai de seis meses a dois anos de prisão, mas a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pede que sejam contabilizados na condenação três agravantes: o fato de a fala ser contra funcionário público; ter sido proferida na presença de pessoas; e de o alvo ter mais de 60 anos. Cada um dos agravantes aumenta a pena em um terço.

Em vídeo que passou a circular nas redes sociais, o parlamentar ironizou o ministro Gilmar Mendes, do STF, durante uma festa junina. Ele aparece rindo e fala em “comprar um Habeas Corpus” do magistrado. 

De acordo com a vice da PGR, “o denunciado Sergio Fernando Moro emitiu a declaração em público, na presença de várias pessoas, com o conhecimento de que estava sendo gravado por terceiro, o que facilitou a divulgação da afirmação caluniosa, que tornou-se pública em 14 de abril de 2023, ganhando

Com informações do Conjur

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • IgesDF abre novos processos seletivos para cadastro reserva

    IgesDF abre novos processos seletivos para cadastro reserva

    Atenção profissionais da saúde! O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) anunciou a abertura de novos processos seletivos para cadastro reserva. As vagas disponíveis são para os cargos de médico patologista, farmacêutico administrativo (avaliação de tecnologia em saúde), médico plantonista, médico radiologista imagenologista (medicina nuclear) e engenheiro clínico.Os interessados devem se inscrever…


  • GDF vai vetar motéis, camping e alterações nos lotes da W3 Sul no Ppcub

    GDF vai vetar motéis, camping e alterações nos lotes da W3 Sul no Ppcub

    O governador Ibaneis Rocha determinou vetos ao projeto do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (Ppcub), entre eles a construção de alojamentos nas quadras 700 e 900 das asas Sul e Norte, incluindo motéis, e também a de alojamentos no Parque dos Pássaros, afastando a possibilidade de construção de um camping no local.…


  • População do DF terá consultas e exames em formato itinerante gratuitos

    População do DF terá consultas e exames em formato itinerante gratuitos

    A Secretaria de Saúde (SES-DF) firmou uma parceria com o Instituto Brasileiro de Assistência à Saúde (Ibras) para a implementação de um projeto de democratização do acesso aos serviços de saúde no Distrito Federal. De acordo com o Termo de Fomento, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (25), o projeto irá oferecer atendimentos essenciais…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *