13 Fórum Mundial da Bicicleta: ciclistas de vários países chegam ao DF para discutir mobilidade
As ruas e ciclovias de Brasília serão ocupadas por ciclistas de vários países que participarão do 13 Fórum Mundial da Bicicleta e do 11 Bicicultura – Encontro Brasileiro de Ciclomobilidade e da Cultura da Bicicleta de hoje, quarta-feira (4/9), até o próximo dia 8, no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB). Com a segunda maior malha cicloviária do país (687 km), Brasília conseguiu um feito inédito: sediar, pela primeira vez, os fóruns nacional e mundial no mesmo período.
Com o tema Salve o Planeta, Pedale, o encontro reunirá cicloviajantes, ciclistas profissionais e amadores, grupos de pedal, especialistas em ciclomobilidade, mobilidade ativa e inclusiva. Gestores públicos que se destacaram em seus países e em cidades brasileiras pela implantação de experiências bem sucedidas para incluir a bicicleta no trânsito também participarão das mesas de debates.
A programação totalmente gratuita e recheada de atrações promete atrair muitos cicloativistas, ciclistas e bicicleteiros. Afinal, tem espaço para todo mundo que curte pedalar pela cidade. Seja por esporte, lazer ou profissionalmente. Os participantes poderão assistir a exposição de fotos, mostra de filmes, mesas de debates, palestras, oficinas, manifestações artísticas e ainda dar um rolé de bicicleta pela capital federal em passeios ciclísticos. Para ter acesso a todas as atividades, porém, é necessária a inscrição no site do Bicicultura (www.bicicultura.com.br).
O equatoriano Santiago Yepes, de 37 anos, saiu da capital Quito, em fevereiro, e pedalou por 7 meses até chegar em Brasília. Ele dividirá suas experiências na estrada e apresentará um trabalho sobre ciclomobilidade durante o encontro. “Viajar de bicicleta é um sonho de muita gente. É quando os caminhos se abrem, a estrada se abre e sentimos a solidariedade das pessoas. Feliz em ter um trabalho selecionado pela organização do Fórum e, assim, dividir meus conhecimentos”, diz. Após o evento, o ciclista pretende viajar para Minas Gerais e seguir para a costa brasileira. O objetivo é conhecer a maior área possível do Brasil em um ano antes de voltar ao seu país de origem.
Para a colombiana Carmém Rosa Cabra, 43 anos, a viajem de Colômbia até o Brasil para participar do Fórum foi uma chance de superar as próprias expectativas e conhecer o mundo de uma maneira diferente. Divorciada e mãe de uma filha, Carmém experimentou sensações que são conhecidas apenas por quem tem coragem de se aventurar sobre duas rodas. “Foi a minha primeira viagem de bicicleta e tive o privilégio de conhecer, culturas lugares e pessoas maravilhosas. Percebi que sou uma pessoa mais forte do que imaginava e também conheci a solidariedade de pessoas. Estou ansiosa para conhecer outros cicloviajantes e conhecer mais sobre a cultura da bicicleta durante o encontro”, conta.
“Tenho a melhor expectativa sobre o Fórum. Creio que os debates poderão ajudar os ciclistas já que serão enriquecidos com pontos-de-vista diferentes”, acrescenta a colombiana Laura Katerin Herreno, 24 anos. Nascida em Bogotá, ela viaja com o namorado de bicicleta, já conheceu três países e se considera “a mulher mais feliz do mundo” por ter escolhido a cicloviagem como estilo de vida. Depois do Fórum, o casal pretende chegar até a Terra do Fogo, na Argentina.
A mexicana Tania López Sandoval, 35 anos, decidiu embarcar com a sua bicicleta para o Brasil de avião. Integrante do coletivo Red de Morras Cleteras, ela participará do Fórum e depois pretende cicloviajar pelo Brasil com as companheiras que estão para chegar em Brasília. “O Fórum é um espaço multicultural onde poderemos aprender outros modos de vida, outras maneiras de construir um mundo melhor e, sobretudo, valorizar a comunidade que usa a bicicleta, que tem resgatado muitas pessoas de situações difíceis, como aconteceu comigo”.
O encontro é organizado pela Associação Rodas da Paz, organização de cicloativismo com 21 anos de atuação no Distrito Federal, e tem como objetivo celebrar e discutir a mobilidade ciclística como alternativa ao automóvel num contexto de crise climática. Os cicloviajantes estão hospedados em dois campings disponibilizados pela organização. Um na Asa Sul e outro na Asa Norte.
Origem
O Fórum Mundial da Bicicleta teve início no Brasil em 2012, em Porto Alegre (RS) e retorna ao país pela quarta vez, desta vez em Brasília (DF). O evento foi criado como resposta a um crime que aconteceu em 2011 na capital gaúcha, quando o bancário Ricardo Neis atropelou 11 ciclistas participantes da ‘Massa Crítica’, movimento internacional, que chama a atenção da sociedade para o respeito à vida de quem pedala.
A Rodas da Paz disputou o direito de sediar o evento no Brasil no FMB 2022, na Colômbia. E no encerramento do evento, em Brasília, no dia 8 de setembro, uma assembleia vai decidir qual país sediará o FMB 2026.
Mostra Ciclocine
A programação inclui uma mostra de filmes que serão exibidos no Cine Brasília (106 Sul). Na abertura, nesta quarta-feira (4) será exibido ‘Lulu vai de bike’, de Edson Fogaça. Na quinta-feira (5) serão exibidos os filmes “Elo Perdido: O Brasil que pedala”, de Renata Falzoni, “Mama Agatha”, de Fadi Hindash e “Pedalar é Suave”, de Flora Gondim.
Na sexta-feira (6) será exibido o documentário “No rastro das Cargueiras”, de Carol Matias, que conta a trajetória de uma comunidade de catadores vindos de Iguatu (CE), que se estrutura no DF desenvolvendo uma expertise de reciclagem autônoma com as bicicletas.
Já no sábado (7), será exibido o filme “Bike vs Cars”, de Fredrik Gertten. As sessões são gratuitas e iniciam às 20h.
Serviço:
Para conhecer toda a programação consulte o site do Bicicultrua (www.bicicultura.com.br) e as redes sociais da Rodas da Paz (@rodasdapaz).
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, segundo cargo mais importante dentro do escalão da pasta, Swedenberger do Nascimento Barbosa, mais conhecido como Berger, foi um dos presentes participou da sessão solene, ocorrida nesta quinta-feira (21), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para celebrar os 30 anos da eleição do 1º governo do Partido dos…
-
Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
O primeiro governo do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal foi comandado pelo ex-governador Cristovam Buarque e pela sua vice Arlete Sampaio. Em razão disso, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), celebrou nesta quinta-feira os 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF. O evento, aconteceu a pedido do deputado…
-
Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
O deputado distrital Ricardo Vale (PT) marcou presença na noite desta quinta-feira (21) no evento de comemoração os 30 anos da eleição do 1º Governo do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal. Em um Plenário lotado de filiados e simpatizantes do PT, o deputado disse que as comemorações servem para marcar um “momento importante” que…