Aldemio Ogliari: advogado que há quarenta anos luta pelos direitos dos trabalhadores em Ceilândia
Junto com o desemprego que já atinge mais de 13 milhões de pessoas e mais outros 30 milhões que estão na informalidade – muito sem direitos e segurança trabalhista – o trabalhador brasileiro também sofre com a falta de uma lei trabalhista que lhe dê todas as garantias necessárias. A constatação foi feita pelo advogado Aldemio Ogliari, em entrevista ao TaguaCei, onde ele criticou as reformas que foram feitas sobre a legislação vigente no país, que no geral é representada por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Conforme explicou Ogliari, o primeiro ataque que os trabalhadores sofrem foi feita ainda no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), quando o Congresso aprovou a lei 13.467 de 2017, que realizou profundas alterações na CLT. Depois, continua o advogado, houve outras mudanças, essas já no governo do presidente Jair Bolsonaro, que também teriam contribuindo para o aumento da precarização do trabalho.
“A tendência é que até o final do governo dele [Bolsonaro] outras reformas sejam feitas. Hoje ele tem praticamente 2/3 dos deputados, os que não estão com ele, são comprados com emendas parlamentares e a tendência é realmente piorar para o trabalhador”, afirma Ogliari.
Essas mudanças sempre ocorrem sob forte ataque das centrais sindicais e dos partidos de esquerda e centro-esquerda que geralmente tem um posição de defesa dos direitos da classe trabalhadora. Mas mesmo assim, com alegação de que as reformarias trariam mais pessoas para o mercado de trabalho, essas matérias foram aprovadas e, segundo Ogliari, não resultaram em aumento da contratação de trabalhadores.
Para o advogado, a CLT, que foi criada pelo presidente Getúlio Vargas sempre foi tratada com pouco causo pelos governantes e parlamentares, sendo apenas valorizada no governo do ex-presidente Lula, que por sinal vem do mundo do trabalho. “Ele colocou respeito à lei trabalhista, fortaleceu o que já existia no sentido de fiscalizar”, diz.
Sociedade
Ogliari, além de advogado é também um cidadão comprometido com as causas sociais. Com seu escritório em Ceilândia (ver endereço no final da matéria), ele há mais de quatro décadas tem atuado pela defesa das pessoas menos favorecidas. “Porque a sociedade mais forte, ela tem seu defensores, tem seus advogados, mas é a sociedade fraca, quem vai defendê-la?”, indaga. É foi por isso, que Ogliari teve um papel atuante na advocacia não só de Ceilândia, mas de todo o Distrito Federal. “A minha luta na OAB era na atuação dos problemas sociais, na justiça social, na defesa dos pobres, dos miseráveis.”
Mesmo havendo mecanismos de defesa na sociedade, como Defensorias Públicas, Ministério Públicos, a população mais pobre, de baixa renda e com pouca escolaridade, quando se vê diante dos tramites judiciais, encontra-se ainda desamparada.
“Nós temos mecanismos de defesa na sociedade, mas é preciso fazer com que esses mecanismos funcionem. Não adianta ter boas intenções se você não tem formas de executar essas intenções”, ressalta o advogado.
Eleições OAB
Em determinado momento da entrevista, Ogliari comentou sobre o que ele espera da eleição, que ocorre neste mês, para a composição da nova diretoria da subseção de Ceilândia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para ele, a Ordem precisa estar mais próxima da sociedade e, por isso, a melhor chapa será aquela que conseguir atender a essa necessidade e que seja “sintonizado com a OAB-DF”.
O Escritório de Ogliari, que não cobra pela consulta de clientes, conforme ele fez questão de destacar, está localizado na Quadra 1, Conjunto E, ao lado do restaurante Chapéu de Couro, em Ceilândia Sul.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber