Cemitérios do DF receberam mais de 600 mil visitantes no feriado de Finados
Mais de 600 mil pessoas visitaram os seis cemitérios do Distrito Federal no Dia de Finados, celebrado no sábado (2). O balanço foi feito pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), que prestou 1.259 atendimentos no feriado em tendas montadas ao lado de cada administração cemiterial, com equipes de psicólogos, orientações e serviços de ouvidoria. As atividades foram realizadas por meio da Subsecretaria de Assuntos Funerários (Suaf), com a colaboração da Ouvidoria e das demais subsecretarias da pasta.
Os cemitérios do DF abriram às 7h, e a entrada de visitantes foi permitida até as 18h. Nas unidades da Asa Sul, Gama, Taguatinga e Sobradinho, foram disponibilizadas vans para facilitar a circulação do público. Valdeci Costa, 60 anos, ressaltou a importância desses serviços durante a visita ao túmulo de seu pai, no cemitério da Asa Sul: “Fui muito bem-atendida desde o momento em que cheguei. Os veículos ajudaram bastante, assim como o espaço para tirar dúvidas e receber o carinho dos psicólogos”.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou que as ações no Dia de Finados têm como objetivo oferecer amparo à população. “É uma forma de a Sejus garantir acolhimento, respeito e proteção aos familiares e amigos nesta data de homenagem aos entes queridos”, afirmou.
Cartilha
Ao longo do dia, também foram distribuídas cartilhas da Sejus-DF com orientações sobre a contratação de serviços cemiteriais e funerários, além de informações sobre os preços praticados. O material, em formato de perguntas e respostas, explica, por exemplo, quais funerárias são autorizadas a funcionar no DF, quais veículos são específicos para o transporte de corpos humanos, quem pode solicitar sepultamento gratuito e quais serviços não podem ser cobrados pelos cemitérios.
A cartilha ainda disponibiliza outros canais de atendimento para obtenção de informações, bem como para o registro de denúncias, reclamações, sugestões e elogios: a Central 162 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h), a Rodoferroviária (atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h) e o Portal ParticipaDF.
Confira os atendimentos realizados em cada cemitério do DF.
• Asa Sul: 286
• Taguatinga: 166
• Gama: 167
• Sobradinho: 234
• Planaltina: 169
• Brasilândia: 237.
Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Árvore cai e atinge dois carros próximo a escola, na Asa Norte
De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. Os veículos atingidos pertencem à diretora da escola e ao pai de um dos alunos, que conversaram com a reportagem Árvore fez estragos ao cair em frente a escola na Asa Norte – (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press) Nesta terça-feira (5/11), uma árvore de médio porte…
-
Rodado em Brasília, “O vazio de domingo à tarde” chega à capital
Filmado em Brasília, o novo filme do diretor Gustavo Galvão, “O vazio de domingo à tarde”, chega aos cinemas da capital no sábado (9/11) Filmado em Brasília, o novo filme do diretor Gustavo Galvão, “O vazio de domingo à tarde”, chega aos cinemas da capital no sábado (9/11). O filme terá uma sessão gratuita no Cine Brasília,…
-
Finalista do Prêmio Jabuti tem 106 anos e ajudou a construir Brasília
Arnaldo Júlio Barbosa escreveu livro de poesias “A jovem Margarida e as proezas do amor” em 1947 e publicou a obra no ano passado Breno Esaki/Metrópoles Um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “Escritor Estreante de Poesia” está prestes a fazer 106 anos e publicou seu livro após 80 anos. Arnaldo Júlio Barbosa, anunciado finalista nesta terça-feira (5/11), chegou…