youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Cemitérios do DF receberam mais de 600 mil visitantes no feriado de Finados

By  |  0 Comments

Mais de 600 mil pessoas visitaram os seis cemitérios do Distrito Federal no Dia de Finados, celebrado no sábado (2). O balanço foi feito pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), que prestou 1.259 atendimentos no feriado em tendas montadas ao lado de cada administração cemiterial, com equipes de psicólogos, orientações e serviços de ouvidoria. As atividades foram realizadas por meio da Subsecretaria de Assuntos Funerários (Suaf), com a colaboração da Ouvidoria e das demais subsecretarias da pasta.

Os cemitérios do DF abriram às 7h, e a entrada de visitantes foi permitida até as 18h. Nas unidades da Asa Sul, Gama, Taguatinga e Sobradinho, foram disponibilizadas vans para facilitar a circulação do público. Valdeci Costa, 60 anos, ressaltou a importância desses serviços durante a visita ao túmulo de seu pai, no cemitério da Asa Sul: “Fui muito bem-atendida desde o momento em que cheguei. Os veículos ajudaram bastante, assim como o espaço para tirar dúvidas e receber o carinho dos psicólogos”.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou que as ações no Dia de Finados têm como objetivo oferecer amparo à população. “É uma forma de a Sejus garantir acolhimento, respeito e proteção aos familiares e amigos nesta data de homenagem aos entes queridos”, afirmou.

Cartilha

Ao longo do dia, também foram distribuídas cartilhas da Sejus-DF com orientações sobre a contratação de serviços cemiteriais e funerários, além de informações sobre os preços praticados. O material, em formato de perguntas e respostas, explica, por exemplo, quais funerárias são autorizadas a funcionar no DF, quais veículos são específicos para o transporte de corpos humanos, quem pode solicitar sepultamento gratuito e quais serviços não podem ser cobrados pelos cemitérios.

A cartilha ainda disponibiliza outros canais de atendimento para obtenção de informações, bem como para o registro de denúncias, reclamações, sugestões e elogios: a Central 162 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h), a Rodoferroviária (atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h) e o Portal ParticipaDF.

Confira os atendimentos realizados em cada cemitério do DF.

• Asa Sul: 286
• Taguatinga: 166
• Gama: 167
• Sobradinho: 234
• Planaltina: 169
• Brasilândia: 237.

Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Árvore cai e atinge dois carros próximo a escola, na Asa Norte

    Árvore cai e atinge dois carros próximo a escola, na Asa Norte

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. Os veículos atingidos pertencem à diretora da escola e ao pai de um dos alunos, que conversaram com a reportagem Árvore fez estragos ao cair em frente a escola na Asa Norte – (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press) Nesta terça-feira (5/11), uma árvore de médio porte…

  • Rodado em Brasília, “O vazio de domingo à tarde” chega à capital

    Rodado em Brasília, “O vazio de domingo à tarde” chega à capital

    Filmado em Brasília, o novo filme do diretor Gustavo Galvão, “O vazio de domingo à tarde”, chega aos cinemas da capital no sábado (9/11) Filmado em Brasília, o novo filme do diretor Gustavo Galvão, “O vazio de domingo à tarde”, chega aos cinemas da capital no sábado (9/11). O filme terá uma sessão gratuita no Cine Brasília,…

  • Finalista do Prêmio Jabuti tem 106 anos e ajudou a construir Brasília

    Finalista do Prêmio Jabuti tem 106 anos e ajudou a construir Brasília

    Arnaldo Júlio Barbosa escreveu livro de poesias “A jovem Margarida e as proezas do amor” em 1947 e publicou a obra no ano passado Breno Esaki/Metrópoles Um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “Escritor Estreante de Poesia” está prestes a fazer 106 anos e publicou seu livro após 80 anos. Arnaldo Júlio Barbosa, anunciado finalista nesta terça-feira (5/11), chegou…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *