Para desafogar hospitais, Celina sugere nova UPA na área central do DF
A vice-governadora do Distrito Federal Celina Leão (PP) declarou, nesta terça-feira (4/2), que o GDF avalia a necessidade de construção de uma unidade de pronto-atendimento (UPA) na área central de Brasília, para desafogar os hospitais de urgência e emergência desta região. A declaração ocorreu após a reabertura dos trabalhos na Câmara Legislativa do DF (CLDF).
“Pode ser que a gente precise ampliar o número de UPAs. Há um pedido por parte da [Secretaria de] Saúde que a gente construa uma UPA na região central, que iria desafogar muito os hospitais de urgência e emergência como o Hospital de Base e o da Asa Norte (Hran), porque deixaria esses hospitais mais para especialidades. Se isso acontecer, aí sim [precisaríamos de] um crédito orçamentário para reajustar”, declarou a vice-governadora. “Mas isso é algo que vai vir no dia a dia mesmo, a partir dos créditos que chegam nessa casa”, concluiu.
Antes, Celina exaltou as entregas que o GDF fez em 2024. “Muito do que a gente precisava entregar na área da saúde, nós já entregamos o ano passado, que era garantir o orçamento para esses hospitais e UPAs que nós estamos fazendo. Esta Casa aprovou orçamento para que a gente pudesse construir três novos hospitais e oito novas UPAs”, ressaltou.
Pdot no primeiro semestre
Neste ano, a CLDF deve se debruçar sobre o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), instrumento da política territorial do DF que servirá de ponto de partida para a produção e gestão de agentes públicos e privados nas localidades urbanas, bem como no processo de expansão urbana e rural do território.
Perguntada sobre o tema, a vice-governadora Celina Leão afirmou que o Pdot poderá ser votado ainda no primeiro semestre de 2025. “Estão faltando alguns ajustes por parte da Secretaria, mas [o projeto] deve ser encaminhado nos próximos meses”, declarou.
“A Câmara tem seu ritmo próprio, não sou eu nem o governador Ibaneis que ditamos. O projeto vai tramitar nas comissões. Realmente solicitamos prioridade, mas respeitamos a autonomia do Poder Legislativo.”
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Comissão de Assuntos Sociais aprova calendário anual de reuniões ordinárias
Membros da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizaram a primeira reunião extraordinária de 2025 durante a manhã desta terça-feira (4) para apresentação do novo presidente do colegiado, deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), e para aprovação do calendário anual de reuniões ordinárias. “Sei a responsabilidade que assumo [nesta comissão]. Falar de assuntos sociais é falar…
-
Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família aprova Plano de Ação para 2025
Documento foi validado durante a primeira reunião ordinária do ano e está estruturado em três principais eixos Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único aprovou, nesta terça-feira (4.02), o Plano de Ação para 2025. O documento foi validado durante a primeira reunião ordinária do ano, realizada no auditório do Ministério…
-
Ressaltando diálogo e parceria, deputados retomam atividades na CLDF
Dezoito dos 24 deputados estiveram presentes na primeira sessão ordinária de 2025, após 55 dias de recesso de fim de ano A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retomou os trabalhos nesta terça-feira (4/2), após 55 dias de recesso. Dezoito dos 24 deputados estiveram presentes na primeira sessão ordinária de 2025. Ao iniciar a reabertura, o…