youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

STJ rejeita tese do “racismo reverso” de pessoas negras contra brancas

By  |  0 Comments

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (4) que o crime de injúria racial deve ser aplicado somente nos casos de ofensas dirigidas a pessoas negras.

Com a decisão, o colegiado decidiu rejeitar a tese do chamado “racismo reverso”, que envolve ofensas de pessoas negras contra pessoas brancas.

A questão foi decidida no caso de um homem branco que foi chamado “escravista cabeça branca europeia”. O caso aconteceu em Alagoas e foi denunciado pelo Ministério Público como injúria racial.

Por unanimidade, os ministros entenderam que a injúria racial não se aplica quando ofensas são dirigidas a pessoas brancas em razão da cor da pele. Nesses casos, o crime de injúria simples deve ser aplicado. 

Conforme o acórdão do julgamento, a Lei 7.716/1989, que definiu os crimes de preconceito de raça ou de cor, visa proteger grupos minoritários historicamente discriminados.

“O conceito de racismo reverso é rejeitado, pois o racismo é um fenômeno estrutural que historicamente afeta grupos minoritários, não se aplicando a grupos majoritários em posições de poder”, decidiu o STJ.

Com a decisão do tribunal, o entendimento sobre a questão do “racismo reverso” poderá ser aplicado pelas instâncias inferiores.

Com informações da Agência Brasil

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Comissão de Assuntos Sociais aprova calendário anual de reuniões ordinárias

    Comissão de Assuntos Sociais aprova calendário anual de reuniões ordinárias

    Membros da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizaram a primeira reunião extraordinária de 2025 durante a manhã desta terça-feira (4) para apresentação do novo presidente do colegiado, deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), e para aprovação do calendário anual de reuniões ordinárias. “Sei a responsabilidade que assumo [nesta comissão]. Falar de assuntos sociais é falar…

  • Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família aprova Plano de Ação para 2025

    Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família aprova Plano de Ação para 2025

    Documento foi validado durante a primeira reunião ordinária do ano e está estruturado em três principais eixos Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único aprovou, nesta terça-feira (4.02), o Plano de Ação para 2025. O documento foi validado durante a primeira reunião ordinária do ano, realizada no auditório do Ministério…

  • Ressaltando diálogo e parceria, deputados retomam atividades na CLDF

    Ressaltando diálogo e parceria, deputados retomam atividades na CLDF

    Dezoito dos 24 deputados estiveram presentes na primeira sessão ordinária de 2025, após 55 dias de recesso de fim de ano A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retomou os trabalhos nesta terça-feira (4/2), após 55 dias de recesso. Dezoito dos 24 deputados estiveram presentes na primeira sessão ordinária de 2025. Ao iniciar a reabertura, o…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *