Ir para o conteúdo
Casa Sociedade Estrangeiro é agredido em bloco do Rio por suástica tatuada
Sociedade

Estrangeiro é agredido em bloco do Rio por suástica tatuada

Compartilhar
Compartilhar

Um estrangeiro foi agredido e retirado de um bloco de Carnaval no Rio de Janeiro ontem à tarde por causa de uma suástica tatuada nas costas e por ter outras tatuagens nazistas espalhadas pelo corpo, segundo foliões.

O jornalista Rodolfo Gaioto, autor do registro, estava no bloco Marimbondo Não Respeita, no centro do Rio, quando viu o homem, que, segundo ele, tinha outras tatuagens. “Tirei a foto e o abordei, pedindo para que saísse. Ele tinha a suástica na nuca, o sol negro no braço direito, o SS no meio da testa e outro símbolo nazista no ombro direito.”

Aluno tenta participar de formatura com suástica pintada no rosto e universidade proíbe O estrangeiro foi agredido após ser expulso de bloco, segundo o folião. “Ele só falava: ‘I’m not nazi’ [não sou nazista, em inglês]. Em seguida, foi retirado com o auxílio de outras pessoas e acabou sendo agredido”, contou Rodolfo.

Procuradas pelo UOL, as polícias Militar e Civil disseram não ter registro da confusão. Também não há informações sobre os ferimentos sofridos pelo turista ou informações mais detalhadas sobre a sua origem, ainda que testemunhas tenham dito que se tratava de um norte-americano.

“Não tem como negar que é um símbolo nazista. É uma suástica com formato levemente incorreto, usada por ocidentais até para negar que é um símbolo neonazista. São os chamados ‘criptonazistas’ como forma de disfarce. Não é incomum ver pichações com suásticas feitas com o mesmo tipo de formato dessa tatuagem relacionadas ao nazismo nos anos 1990 e 2000”, disse o historiador Frank de Paula, envolvido em estudos sobre a extrema-direita no mundo e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ.

A Liga Anti-Difamação (entidade que combate o avanço do antissemitismo) explica que o símbolo do sol negro -composto por dois círculos concêntricos e raios que partem do círculo menor para o maior- é usado em diferentes versões por diversas culturas, como os nórdicos antigos e os celtas. Foi incorporado entre neonazistas, especialmente o Batalhão Azov, uma milícia neonazista. Ele costuma vir junto com uma suástica.

O sol negro estava presente em um dos salões do castelo de Wewelsburg, sede da SS (Schutzstaffel ou Esquadrão de Proteção), a polícia nazista. Depois que o livro ‘O Sol Negro de Tashi Lhunpo’ (1991), foi publicado, neonazistas de vários países passaram a usar como símbolo do ocultismo nazista, que alega conectar o nazismo a ‘saberes antigos secretos’”, explica a entidade.

Ostentar frase racista ou suástica pode se enquadrar na Lei do Racismo, mas cada caso precisa ser analisado isoladamente. O juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 3ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri de Goiânia (GO), publicou um artigo em 2013 em que afirma que “tatuagem pode ser considerada crime dependendo da maneira como é feita, em quem é realizada e qual a intenção do uso no corpo da pessoa”.

Com informações do Jornal de Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

    Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

    Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma…

  • Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…

  • Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Paciente com câncer se casa na capela do Hospital de Base

A equipe de enfermagem e multiprofissional da enfermaria de hematologia do Hospital...

Cruz original da primeira missa no Brasil vem a Brasília no aniversário da capital

As comemorações pelos 65 anos de Brasília vão ficar ainda mais especiais....

Veja o que abre e o que fecha no feriadão no DF

O Distrito Federal se prepara para o feriado em comemoração à Sexta-Feira...

UNIPOP atende excluídos com cursos profissionalizantes para enfrentarem desemprego no DF

Por LARA CONTRIN A Universidade Popular, nacionalmente conhecida como UNIPOP BRASIL, uma escola...