A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) vai definir na próxima sexta-feira, 7, quem assume a presidência interina no lugar da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR). O líder do governo na Câmara, deputado federal José Guimarães (PT-CE), e o senador Humberto Costa (PT-PE), são os principais nomes considerados pela legenda.
Gleisi deixará o comando da sigla para chefiar a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), responsável pela articulação política do governo. O mandato atual dentro do partido vai até julho, quando ocorrem eleições diretas para a nova direção, com voto dos filiados. Agora, o PT escolhe, então, quem assume um mandato-tampão até as eleições.
Os dois são vice-presidentes da sigla e, portanto, integrantes do Diretório Nacional – um requisito para ocupar a vaga interinamente. De acordo com o estatuto do partido, o nome do presidente interino precisa passar pelo crivo do Diretório Nacional em até 60 dias.
Guimarães teria demonstrado aborrecimento com a indicação de Gleisi à SRI e poderia não querer assumir mandato-tampão como presidente do PT.
O cenário exibe a intensificação da disputa interna pelo comando da sigla. As informações dos bastidores são de que Gleisi planejava indicar Guimarães como interino para construir uma rede de apoio ao deputado.
A ideia seria que ele desbancasse o ex-prefeito de Araraquara (SP) e ex-ministro Edinho Silva, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária na legenda.
Edinho não integra o Diretório Nacional e, por isso, não poderia assumir o mandato-tampão, mas já está em campanha pela presidência do partido. Ele vem participando de eventos em diretórios regionais e é considerado o favorito para ocupar a cadeira de Gleisi após as eleições diretas de julho.
Embora integre a mesma corrente política de Lula e Gleisi, o ex-prefeito de Araraquara prega uma correção de rota no partido, sem apostar na polarização com o bolsonarismo e levando a cabo as mudanças na política econômica propostas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Bolsa Família atualiza regra para família com renda maior de R$ 218
Portaria ajusta critérios para permanência no programa para famílias com renda maior que R$ 218 per capita. Regras valem a partir de junho O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (15/5), mudanças na Regra de Proteção do Bolsa Família. A medida, publicada por meio de portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à…
“Doa em quem doer, essa investigação vai até o fim”, diz ministro da Previdência
Wolney Queiroz presta esclarecimentos em audiência pública no Senado sobre o esquema de fraudes em que aposentados e pensionista que tiveram descontos indevidos em seus benefícios por entidades associativas Em meio aos desdobramentos do esquema de fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), o novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, foi prestar informações sobre…
Após fórum com Lula, China isenta brasileiros de visto para até 30 dias
A medida, que tem início a partir de 1º de junho, vale também para Argentina, Chile, Peru e Uruguai, e foi anunciada por ocasião do Fórum Celac-China, realizado em Pequim nesta semana O governo chinês anunciou nesta quinta-feira (15/5) que brasileiros e moradores de outros quatro países da América do Sul ficarão isentos da necessidade…
Deixe um comentário