60 anos ou mais: processo seletivo da UnB para idosos será semestral
O sonho não pode ter fim 📚! O UnB 60mais, processo seletivo para que pessoas idosas entrem na Universidade de Brasília (UnB), será realizado semestralmente. A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) no final de março e passa a valer no segundo semestre de 2024.
De acordo com Thaís Lamounier, diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação (DIEG) da UnB, em 10 de abril será finalizada a consulta aos cursos de graduação, para definir a quantidade de vagas disponibilizadas no próximo processo seletivo.
A consulta é necessária devido as vagas serem extraordinárias, ou seja, não interferem nas vagas ofertadas pelo vestibular ou Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A previsão é que o edital seja publicado na segunda quinzena de abril. Além das informações sobre a quantidade de vagas e cursos, o edital vai informar sobre os requisitos e data para inscrição e realização da prova. 📅
‘Repercussão muito benéfica na universidade’
A prova para seleção de pessoas idosas, conhecida como UnB 60mais, foi anunciada em dezembro de 2023 e aplicada em janeiro deste ano. Inicialmente, não havia previsão de quando a avaliação seria realizada novamente.
Segundo a diretora Thaís Lamounier, a repercussão da primeira prova foi “muito benéfica na universidade”. A lista dos aprovados foi divulgada no fim de fevereiro.
A diretora explica que a ideia do UnB 60mais surgiu como uma atividade de Política do Envelhecer Saudável, em parceria com a Câmara de Direitos Humanos da UnB (CDH). O Decanato de Ensino de Graduação (DEG), especialmente a Diretoria de Inovação, pensou no processo baseado no Estatuto do Idoso.
“A proposta é incentivar o contato dos mais novos com os mais velhos”, diz a diretora ao destacar a importância dos idosos frequentarem as mesmas turmas que os demais estudantes.
Quando o edital foi lançado, anunciando 136 vagas em 37 cursos, a expectativa do decanato era de que 500 a mil idosos se inscrevessem.
Foram 3.014 candidatos, e 1.531 pessoas classificadas. Destas, 13 alcançaram a nota máxima na avaliação. Segundo Thaís Lamounier, a expectativa é que a próxima edição ofereça mais vagas para a população.
Com informações do G1-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- OAB Nacional exige responsabilização por ameaças à democracia
- Ibaneis propõe reduzir ITBI para 1% em imóveis novos e prontos
- Após ajustes, governo corta mais R$ 6 bilhões do Orçamento deste ano
- É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro
- Moraes determina sigilo extremo no inquérito sobre golpe