Sarney toma posse no Instituto Histórico e Geográfico do DF
O ex-presidente da República José Sarney, 94 anos, tomou posse como acadêmico do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.
Durante o evento privado que ocorreu na casa de Sarney, em Brasília, o ex-chefe do Executivo contou que foi o primeiro parlamentar a se mudar para a nova capital federal, em dezembro de 1959. Na época, viveu na SQS 105. “Passei 64 anos de minha vida em Brasília”, relatou.
O Instituto Histórico de Geográfico do DF tem objetivo de coletar e preservar materiais que preservam evolução de Brasília desde sua construção, através do estudo da geografia, genealogia e antropologia local.
Na cerimônia, o ex-chefe do Executivo federal também lembrou de momentos da transição da ditadura para a democracia. Sarney foi o primeiro presidente civil do Brasil após o regime militar, entre 1985 e 1990. Assumiu o cargo após o presidente eleito, Tancredo Neves, morrer antes da posse.
O evento ocorreu na residência do ex-presidente porque ele se recupera de uma queda grave na qual quebrou a clavícula, braço e costela.
No Instituto Histórico e Geográfico do DF, Sarney vai ocupar a cadeira 41, do patrono Josué Montello, escritor maranhense que era amigo do ex-presidente. Montello foi embaixador do Brasil na Unesco e atuou para conquistar o reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural e Arquitetônico da Humanidade.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento