Produção de medicamento para tratamento de câncer aumenta no Hospital Regional de Taguatinga
A farmácia de manipulação do hospital é a única no DF autorizada a produzir este tipo de medicamento; produção abastece os hospitais públicos
O Governo do Distrito Federal (GDF) informa que no primeiro semestre deste ano, o número de medicamentos quimioterápicos – usados no tratamento de câncer – subiu em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano a produção foi de 16.857 mil tipos de medicamentos, cuja finalidade, em sua maioria, é destinada ao tratamento de câncer de mama, intestino e colo do útero.
Os medicamentos são produzidos somente na Farmácia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Os medicamentos produzidos têm como destino o Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte e o próprio HRT.
“Tem medicamentos cuja validade é muito curta, sendo de uso imediato. E outras manipulações podem durar até 72 horas. Além disso, cada fórmula é preparada especificamente para aquele paciente”, explica o farmacêutico Fábio Siqueira, da farmácia do HRT.
Lá também se fabrica, segundo Siqueira, medicamentos de pulsoterapia, para gravidez ectópica (quando o embrião é gerado fora do útero), doença de mola (referente a uma placenta anormal, que pode evoluir para o câncer – chamado de neoplasia trofoblástica gestacional) e reumatologia.
Siga nossas redes sociais
Site: http://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5