Até dezembro, DF deve ter 3,9 mil oportunidades de trabalho temporário
Conseguir uma chance no mercado de trabalho, mesmo que temporária, é o sonho dos brasileiros que amargam o desemprego. A demanda das festas de fim de ano aquece a indústria e o comércio, que devem ser responsáveis por contratar 374 mil pessoas, entre setembro e dezembro, de acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). Mesmo que a temporada de contratações esteja no início, já há oportunidades no Distrito Federal. Pelo levantamento do Correio, 105 vagas temporárias estão abertas.
A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) é que, até dezembro, 3,9 mil pessoas consigam um emprego temporário, 100 a mais do que em 2016. “Ano passado, tivemos um ano muito fraco. Temos sinais de melhora, mas ainda vamos demorar para atingir os números de anos atrás”, afirmou Adelmir Santana, presidente da Fecomércio-DF.
Para a diretora Regional da Asserttem no DF, Mara Bonafé, a melhora nas expectativas ocorreu devido à retomada da confiança dos empresários nos sinais de recuperação da economia. “Nos últimos meses, por conta do cenário econômico, houve reduções drásticas no quadro de funcionárioa. Mas é esperado que haja aumento nas vendas e, por isso, crescerá a procura por trabalhadores temporários, uma alternativa para atender a demanda”, argumentou.
As contratações começam neste mês, pois a indústria precisa de mão de obra para suportar o aumento da demanda das lojas. As principais empregadoras serão as fabricantes de bens de consumo, como vestuário, brinquedos, alimentos e bebidas, como a Brasal Refrigerantes, que empregará 40 pessoas, para funções comerciais e na linha de produção, em outubro. (veja quadro). Já nos últimos dois meses do ano, são shoppings, supermercados e comércio de rua que precisam de reforço no pessoal.
Com informações do Correio Braziliense.