Senado votará nome de Galípolo à presidência do BC em 8 de outubro
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta quarta-feira (4/9) que a votação do indicado à presidência do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, deve ocorrer em plenário no dia 8 de outubro, logo após as eleições municipais.
“Este mês de setembro é um período de processo eleitoral e há uma dificuldade em reunirmos aqui o melhor e maior fórum para indicações dessa natureza”, comentou Pacheco, na abertura da sessão.
Antes de ir a plenário, o indicado do governo ainda precisará passar pela sabatina da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O presidente do colegiado, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), já havia sinalizado que a etapa também aconteceria após as eleições. Sendo assim, é provável que a sabatina seja realizada no mesmo dia, pela manhã.
“Diante disso, gostaria de comunicar que estamos encaminhando, pela presidência, a mensagem que ficará a cargo do senador Vanderlan: a data da sabatina na CAE. Por parte da presidência do Senado, já gostaria de deixar desde já definida a data do dia 8 de outubro após as eleições”, explicou Pacheco.
Período de silêncio
O governo estava trabalhando para que a sabatina acontecesse já na próxima semana, no dia 10. A data, porém, já foi descartada por Vanderlan. O presidente da CAE chegou a cogitar que a conversa pudesse ocorrer no dia 17, no entanto, a data é o primeiro dia de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), do qual Galípolo faz parte.
Os membros devem respeitar um período de silêncio que dura da quarta-feira anterior à reunião até a publicação da ata, na terça-feira posterior, período em que é proibido falar sobre política monetária. Devido ao conflito de agendas, a data foi postergada.
Unanimidade
O indicado ao BC já deu início a uma rodada de conversas com líderes para assegurar sua aprovação. Desde o início da semana, Galípolo tem visitado senadores em um ritual de “beija-mãos” em busca de apoio. A ação é protocolar, visto que o nome é considerado uma unanimidade entre os parlamentares.
O Planalto tinha pressa para a avaliação do indicado, pois há um temor de um possível congestionamento da pauta caso a sabatina fique para depois das eleições. Os senadores já têm pautas pendentes, como a regulamentação da reforma tributária, análise das indicações dos dirigentes de agências reguladoras e votação do orçamento.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
A trajetória do esforço do governo brasileiro pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Lançada no dia 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, iniciativa inovadora proposta pelo presidente Lula visa acelerar o cumprimento dos ODS 1 e 2 da ONU e já conta com 148 adesões e em seu primeiro mandato o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha a meta de dar as condições…
-
Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha
Em mais um passo para fortalecer a luta contra a violência de gênero, foi sancionada nessa quinta-feira (21) a Lei que institui a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha no Distrito Federal, de autoria do deputado Ricardo Vale (PT). A iniciativa incentiva a promoção anual de atividades educativas e culturais para disseminar os…
-
Hemocentro de Brasília lança campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue
Programação especial, a partir desta segunda-feira (25), busca conscientizar e celebrar a causa da doação de sangue A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) inicia nesta segunda-feira (25) a campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue. Com o tema “Hoje é um lindo dia para salvar vidas”, a ação celebra o Dia Nacional do Doador…