youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Senado votará nome de Galípolo à presidência do BC em 8 de outubro

By  |  0 Comments

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta quarta-feira (4/9) que a votação do indicado à presidência do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, deve ocorrer em plenário no dia 8 de outubro, logo após as eleições municipais. 

“Este mês de setembro é um período de processo eleitoral e há uma dificuldade em reunirmos aqui o melhor e maior fórum para indicações dessa natureza”, comentou Pacheco, na abertura da sessão. 

Antes de ir a plenário, o indicado do governo ainda precisará passar pela sabatina da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O presidente do colegiado, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), já havia sinalizado que a etapa também aconteceria após as eleições. Sendo assim, é provável que a sabatina seja realizada no mesmo dia, pela manhã. 

“Diante disso, gostaria de comunicar que estamos encaminhando, pela presidência, a mensagem que ficará a cargo do senador Vanderlan: a data da sabatina na CAE. Por parte da presidência do Senado, já gostaria de deixar desde já definida a data do dia 8 de outubro após as eleições”, explicou Pacheco. 

Período de silêncio

O governo estava trabalhando para que a sabatina acontecesse já na próxima semana, no dia 10. A data, porém, já foi descartada por Vanderlan. O presidente da CAE chegou a cogitar que a conversa pudesse ocorrer no dia 17, no entanto, a data é o primeiro dia de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), do qual Galípolo faz parte. 

Os membros devem respeitar um período de silêncio que dura da quarta-feira anterior à reunião até a publicação da ata, na terça-feira posterior, período em que é proibido falar sobre política monetária. Devido ao conflito de agendas, a data foi postergada. 

Unanimidade

O indicado ao BC já deu início a uma rodada de conversas com líderes para assegurar sua aprovação. Desde o início da semana, Galípolo tem visitado senadores em um ritual de “beija-mãos” em busca de apoio. A ação é protocolar, visto que o nome é considerado uma unanimidade entre os parlamentares. 

O Planalto tinha pressa para a avaliação do indicado, pois há um temor de um possível congestionamento da pauta caso a sabatina fique para depois das eleições. Os senadores já têm pautas pendentes, como a regulamentação da reforma tributária, análise das indicações dos dirigentes de agências reguladoras e votação do orçamento.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Operadoras dizem que atualização do X permitiu acesso à plataforma

    Operadoras dizem que atualização do X permitiu acesso à plataforma

    A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) informou nesta quarta-feira (18) que uma atualização operacional realizada pela rede social X permite que usuários de internet passem a acessar a plataforma.  A rede está suspensa desde o início deste mês por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. No entanto, na…

  • Seca, calor, fogo e fumaça afetam saúde dos brasilienses

    Seca, calor, fogo e fumaça afetam saúde dos brasilienses

    Em alerta laranja por conta das altas temperaturas e da baixa umidade do ar, o Distrito Federal completa hoje 149 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de precipitações para os próximos sete dias. Nos últimos dias, as temperaturas estão acima da média prevista para o mês, que…

  • Consulta pública para elaboração do Plano de Uso e Ocupação do Eixão do Lazer está aberta até o dia 27

    Consulta pública para elaboração do Plano de Uso e Ocupação do Eixão do Lazer está aberta até o dia 27

    O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) abriu nesta quarta-feira (18) a consulta pública, com questões relevantes para a elaboração do Plano de Uso e Ocupação do Eixão do Lazer. O prazo para a participação popular vai até o dia 27 de outubro. O objetivo é ouvir a população do Distrito Federal ,…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *