
Distrital Ricardo Vale e Federação Brasiliense de Xadrez trabalham na produção de projeto para implantação do xadrez na rede pública de ensino do DF
O deputado distrital Ricardo Vale (PT) participou de um almoço, nesta quarta-feira (4), com a atual direção da Federação Brasiliense de Xadrez (FBX). O evento, que aconteceu no restaurante de comidas naturais Terraviva, foi um de uma série de encontros que estão ocorrendo desde o início do ano a fim de dar argumentos ao deputado para que seja apresentado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um projeto de lei que vise garantir aos alunos da rede pública de ensino acesso à prática do xadrez.
“O xadrez é um instrumento poderoso de transformação social, de melhoria no aprendizado, então, já há alguns anos venho conversando com a Federação de Xadrez para nós criamos um projeto que coloque o xadrez em todas as escolas do DF”, disse Vale ao TaguaCei. “Através do nosso mandato, através da vice-presidência da Câmara Legislativa, junto com o GDF, iremos tentar desenvolver nas escolas essa modalidade que é tão importante.”

O projeto de lei está sendo elaborado com o apoio da FBX. A Federação, que foi fundada em 20 de julho de 1965, e tem sede em Brasília, é uma associação civil sem fins lucrativos responsável pela administração regional do esporte xadrez no Distrito Federal, com caráter amadorista, diante da natureza cultural e educativa do esporte.
No site da FBX, o xadrez é apresentado como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do intelecto, além de desempenhar um papel importante na formação de valores humanos.

“Os benefícios que essa prática milenar oferece à sociedade são inestimáveis, promovendo habilidades cognitivas e sociais, além de fomentar a integração e o respeito mútuo. A Federação Brasiliense de Xadrez está empenhada em difundir esses valores e contribuir para um futuro mais enriquecedor e harmonioso por meio do xadrez.”
Apoio ao MEI
Ainda em entrevista a nossa reportagem, o deputado também comentou sobre o projeto de lei de sua autoria que cria incentivo específico para que os microempreendedores individuais e as micro e pequenas empresas possam tornar-se proprietários do terreno onde exercem suas atividades.
Segundo Vale, é um projeto que ainda será debatido na Casa e que sua aprovação não será rápida, já que, segundo ele, trata-se de destinação de áreas urbanas. “É um tema que leva tempo. Mas espero que a gente avance muito neste ano e que no ano que vem a gente possa numa articulação com o governo (GDF) definir áreas para esses micros e pequenos empresários. Até porque são eles os que geram emprego e renda”, pontua o distrital.

Pela proposta do projeto de lei, o Distrito Federal deverá assegurar ao microempreendedor individual, à microempresa e à empresa de pequeno porte condições especiais de pagamento. “Então se o governo tem uma política de lotes para facilitar, e tenha uma política de crédito para esses médios e pequenos empresários, que vai ganhar é toda a população”, ressalta Vale.
Sobradinho II
Neste dia 4 de outubro, a região administrativa de Sobradinho II completou 34 anos de fundação. Vizinha de Sobradinho, Sobradinho II, como bem disse Ricardo Vale, que é nascido e criado em Sobradinho, é “tudo uma cidade só”. “Eu gostaria de parabenizar a população de Sobradinho II, cidade que vi nascer.”
Na oportunidade ele ressalto que a região, como quase todas do DF, sofre com os mesmos problemas de infraestrutura urbana, mas que, por outro lado, tem uma riqueza cultural e econômica que faz da cidade uma referência dentro da capital federal.
“Falta ainda muito equipamentos públicos, falta espaço de lazer, falta ajudar o micro e pequeno empresário, tem muita gente desempregada, o transporte é muito deficitário, como acontece em quase todas a cidades”, disse.
Sol Nascente/Pôr do Sol
Recentemente o deputado realizou audiência pública em Sol Nascente/Pôr do Sol. Seu mandato saiu do gabinete e foi até à região administrativa que, segundo ele, em razão dos problemas que a população local enfrenta, representa “o maior problema” da capital federal. “Infelizmente, o maior problema hoje do Distrito Federal chama-se Sol Nascente/Pôr do Sol e a Cidade Estrutural”, afirma.

“Falta tudo nessas cidades. Por isso, fizemos uma excelente audiência pública, ouvimos a população e agora nós vamos levar algumas das demandas da comunidade para o poder Executivo, e outras nós vamos tornar leis na Câmara Distrital”, diz. “Quero levar o nosso mandato para todas as cidades, principalmente, para as comunidades que mais precisam de apoio e de um olhar carinhoso por parte do Estado”, complementou.
Cultura de Taguatinga
O deputado comentou ainda sobre outra audiência pública externa que seu mandato realizou na cidade de Taguatinga para debater sobre a reforma e reabertura do Centro Cultural Teatro da Praça. Segundo Vale, é preciso reabrir os espaços culturais no DF.
“A gente precisa reabrir esses teatros. A gente precisa criar novos pontos de cultura nessas cidades. Precisamos estar atentos ao que a população quer, e esse segmento da cultura é muito importante”, defende.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.