Segurança pública: homicídios caem, mas latrocínios aumentam no DF em 2020
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgou, nesta quarta-feira (4), os dados sobre a criminalidade na capital entre janeiro e outubro. De acordo com o levantamento da pasta, os homicídios tiveram redução de 6,78% entre 2019 e 2020, passando de 339 para 316 vítimas. Em contrapartida, a quantidade de latrocínios – roubo seguido de morte – cresceu.
Os dados da SSP consideram ocorrências registradas nas delegacias da capital. Nos dez primeiros meses do ano passado, o DF teve 21 latrocínios. Em 2020, o número de crimes dessa natureza passou para 24, ou seja, houve aumento de 14,2%.
Os casos de lesão corporal seguida de morte também apresentaram queda. No ano passado, foram quatro vítimas desse crime e, em 2020, foram três: uma redução de 25% do total.
De acordo com a SSP, esses delitos fazem parte dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). A pasta informa que, ao todo, em outubro, foram 36 vítimas relacionadas a esse tipo de ocorrência, o menor número no mesmo mês dos últimos 21 anos.
“Ações coordenadas com as forças de segurança, investimento em tecnologia e uso de inteligência policial tem sido primordial para redução dos índices criminais no Distrito Federal”, afirmou a pasta.
Crimes contra o patrimônio
Todos os tipos de crime contra o patrimônio tiveram queda no Distrito Federal, segundo os dados da SSP. O levantamento da pasta mostra que os roubo a ônibus apresentaram a maior redução em comparação com o ano passado. De janeiro a outubro de 2019, foram 1.313 ocorrências desse tipo e, este ano, a quantidade caiu para 817, queda de 37,77%.
A segunda maior redução foi nas ocorrências de roubos a veículos. Em 2019, as delegacias da capital computaram 2.894 crimes dessa natureza. Este ano, foram 1.861 delitos desse tipo, uma redução de 35,69%.
O demais crimes contra o patrimônio também tiveram queda: roubos a transeunte (32,25%), a comércio (33%), em residência (19,18%) e furto em veículo (28,21%).
Nenhum feminicídio em outubro
Os dados da SSP também mostram que não houve nenhum feminicídio no Distrito Federal em outubro.
Nos primeiros 10 meses deste ano, ocorreram 13 crimes do tipo. Em igual período do ano passado, foram 27 vítimas. Portanto, houve uma redução de 51,8% no total de casos.
Com informações do G1 DF
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber