Finalista do Prêmio Jabuti tem 106 anos e ajudou a construir Brasília
Arnaldo Júlio Barbosa escreveu livro de poesias “A jovem Margarida e as proezas do amor” em 1947 e publicou a obra no ano passado
Breno Esaki/Metrópoles
Um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “Escritor Estreante de Poesia” está prestes a fazer 106 anos e publicou seu livro após 80 anos. Arnaldo Júlio Barbosa, anunciado finalista nesta terça-feira (5/11), chegou a Brasília em 1959 e, como pedreiro, ajudou a construir a nova capital.
Barbosa concorre ao prêmio pelo livro de poesias “A jovem Margarida e as proezas do amor”, originalmente manuscrito em 1947 e publicado só em 2023. Os outros finalistas na nova categoria são Matheus Rodrigues Gonçalves, por “As fantasias da carne”; Bianca Monteiro Garcia, por “Breve ato de descascar laranjas”; Leo Nunes, por “Está na hora de me tornar um homem sério”; e Dalgo Silva, por “Meu amor é político”.
6 imagens
A obra, em formato de cordel, foi lançada com a ajuda da família — que inclui 53 bisnetos e 20 tataranetos. Na próxima quinta-feira (7/11), quando completará 106 anos, Barbosa receberá o título de cidadão honorário de Brasília.Play Video
Barbosa chegou a Brasília aos 41 anos, em 1959, um ano antes da inauguração da capital. Ajudou a construir diversos prédios, a exemplo da Escola Parque da 308 Sul, vizinha da Igrejinha, capela projetada por Oscar Niemeyer. Um dos filhos de Barbosa, Francisco, ajudou a erguer o Congresso Nacional.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Árvore cai e atinge dois carros próximo a escola, na Asa Norte
De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. Os veículos atingidos pertencem à diretora da escola e ao pai de um dos alunos, que conversaram com a reportagem Árvore fez estragos ao cair em frente a escola na Asa Norte – (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press) Nesta terça-feira (5/11), uma árvore de médio porte…
-
Rodado em Brasília, “O vazio de domingo à tarde” chega à capital
Filmado em Brasília, o novo filme do diretor Gustavo Galvão, “O vazio de domingo à tarde”, chega aos cinemas da capital no sábado (9/11) Filmado em Brasília, o novo filme do diretor Gustavo Galvão, “O vazio de domingo à tarde”, chega aos cinemas da capital no sábado (9/11). O filme terá uma sessão gratuita no Cine Brasília,…
-
Finalista do Prêmio Jabuti tem 106 anos e ajudou a construir Brasília
Arnaldo Júlio Barbosa escreveu livro de poesias “A jovem Margarida e as proezas do amor” em 1947 e publicou a obra no ano passado Breno Esaki/Metrópoles Um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “Escritor Estreante de Poesia” está prestes a fazer 106 anos e publicou seu livro após 80 anos. Arnaldo Júlio Barbosa, anunciado finalista nesta terça-feira (5/11), chegou…