youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Finalista do Prêmio Jabuti tem 106 anos e ajudou a construir Brasília

By  |  0 Comments

Arnaldo Júlio Barbosa escreveu livro de poesias “A jovem Margarida e as proezas do amor” em 1947 e publicou a obra no ano passado

Breno Esaki/Metrópoles

Arnaldo Júlio Barbosa

Um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “Escritor Estreante de Poesia” está prestes a fazer 106 anos e publicou seu livro após 80 anos. Arnaldo Júlio Barbosa, anunciado finalista nesta terça-feira (5/11), chegou a Brasília em 1959 e, como pedreiro, ajudou a construir a nova capital.

Barbosa concorre ao prêmio pelo livro de poesias “A jovem Margarida e as proezas do amor”, originalmente manuscrito em 1947 e publicado só em 2023. Os outros finalistas na nova categoria são Matheus Rodrigues Gonçalves, por “As fantasias da carne”; Bianca Monteiro Garcia, por “Breve ato de descascar laranjas”; Leo Nunes, por “Está na hora de me tornar um homem sério”; e Dalgo Silva, por “Meu amor é político”.

6 imagens

Condecoração que o poeta recebeu em reconhecimento ao seu trabalho

Arnaldo Júlio Barbosa, de 104 anos
Arnaldo compõe músicas e toca violão
O centenário escreve poemas em sua máquina de escrever
Arnaldo trabalhou nas construções da cidade

A obra, em formato de cordel, foi lançada com a ajuda da família — que inclui 53 bisnetos e 20 tataranetos. Na próxima quinta-feira (7/11), quando completará 106 anos, Barbosa receberá o título de cidadão honorário de Brasília.Play Video

Barbosa chegou a Brasília aos 41 anos, em 1959, um ano antes da inauguração da capital. Ajudou a construir diversos prédios, a exemplo da Escola Parque da 308 Sul, vizinha da Igrejinha, capela projetada por Oscar Niemeyer. Um dos filhos de Barbosa, Francisco, ajudou a erguer o Congresso Nacional.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • COP30 não deve ser símbolo de paralisia ou fragmentação, afirma Haddad

    COP30 não deve ser símbolo de paralisia ou fragmentação, afirma Haddad

    Em discurso na cerimônia de abertura dos Diálogos Econômicos Brasil-França, o ministro reafirmou o compromisso do Brasil com uma agenda de desenvolvimento sustentável O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou o compromisso do governo brasileiro com uma agenda de desenvolvimento sustentável e disse que a COP30 — Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece…


  • Entenda a lei de reciprocidade econômica aprovada pelo Senado

    Entenda a lei de reciprocidade econômica aprovada pelo Senado

    Texto foi aprovado como resposta ao tarifaço de Trump e às exigências ambientais “que extrapolam a razoabilidade” A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (1º/4) o projeto da reciprocidade econômica. Na prática, o texto prevê que o Brasil poderá impor tarifas ou sanções a países que fixarem algum tipo de restrição à…


  • Senado dividido sobre projeto que limita STF e penas do 8 de janeiro

    Senado dividido sobre projeto que limita STF e penas do 8 de janeiro

    Senador Izalci Lucas (PL-DF) prevê aprovação rápida da proposta, enquanto Soraya Thronicke (Podemos-MS) acredita que projeto será engavetado e reforça gravidade dos crimes cometidos O Senado está dividido sobre a proposta que busca limitar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente no contexto das condenações dos atos golpistas de 8 de janeiro. Enquanto o senador…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *