Pacheco declara apoio a Alcolumbre: “Posição clara e conhecida”
Embora tenha afirmado que não quer influenciar o andamento das campanhas dos candidatos e que se manterá isento ao longo do processo, o presidente do Senado deixou claro sua preferência pelo parlamentar do União Brasil
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou apoio à candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) como seu sucessor no comando da Casa. As eleições acontecem em fevereiro do ano que vem. Outros dois nomes já foram citados como possíveis concorrentes, ambos do partido de Pacheco: os senadores Eliziane Gama (MA) e Otto Alencar (BA), líder da bancada.
O PSD deve se reunir na terça-feira da próxima semana (12/11) para discutir o assunto. Pacheco adiantou que sua declaração trata-se de uma posição “pessoal”. “Minha posição de apoio a Davi Alcolumbre é clara e conhecida. Ele teve sua continuidade na presidência interrompida em 2021 devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que interpretou que a reeleição não seria permitida sem mudança de legislatura”, declarou hoje na saída do 2º Simpósio da Liberdade Econômica, em Brasília.
Pacheco acrescentou que respeitou a decisão do STF, mas que defende a decisão de Alcolumbre em voltar a disputar a presidência do Senado. Embora tenha se posicionado, o parlamentar afirmou que se manterá a isento ao longo processo de escolha da sua sucessão.
A expectativa é que o PSD siga a palavra de Pacheco e apoie Alcolumbre, por conta da forte aliança que ele tem com o ex-presidente do Senado desde 2021. “Tenho uma preferência pessoal por apoiar Davi Alcolumbre, em reconhecimento a tudo o que construímos e ao apoio firme que ele me ofereceu naquele momento”, reforçou o presidente do Congresso.
PL de Bolsonaro
No último dia 30, a bancada do PL, na presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, se reuniu no Senado para discutir sobre o futuro da presidência do Senado. Depois de mais de duas horas de reunião, Rogério Marinho (RN), ao lado de Flávio Bolsonaro (SP), anunciou a decisão do partido de apoiar Alcolumbre.
Segundo Marinho, dos 12 senadores presentes, todos concordaram que apoiar Alcolumbre é estratégico para fortalecer o PL e garantir representatividade nas comissões. Ele ainda destacou que a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio da Silva, que eles representam segundo o senador, tem buscado uma gestão que “respeite o tamanho das bancadas”.
Para o partido, essa representatividade partidária na Casa não foi respeitada pelo presidente, Rodrigo Pacheco. Nas palavras de Marinho, o psdbista “ignorou essa proporcionalidade”.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento