Encontro no DF reúne secretários de Segurança Pública de todo o Brasil
Evento segue até esta quinta-feira (5), com debates e apresentações
Aberta na quarta-feira (4), segue até esta quinta (5), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a 92ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O colegiado é presidido, atualmente, pelo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar. Também foram entregues medalhas Mérito da Segurança para autoridades.
“Um dos mais importantes direitos da população que é a segurança pública”
Mário Sarrubo, secretário nacional de Segurança Pública
Marcada pela entrega de medalhas Mérito da Segurança às autoridades presentes, a cerimônia de abertura contou com representantes do Executivo local e do federal. Participam secretários de todo o país, que debaterão temas como a PEC da Segurança Pública e a padronização de indicadores de crimes violentos.
“É uma honra muito grande poder sediar mais este encontro, que tem tanta importância para o país”, declarou Sandro Avelar. “É um ambiente saudável, de construção. É muito significativo que todos estejam aqui, prontos para debater, com base na transparência, lealdade e sinceridade. É um momento especial, por meio da atuação de todos nós, que conseguimos elevar o Consesp ao patamar em que pode, de fato, ajudar o MJSP [Ministério da Justiça e Segurança Pública] na construção de políticas de segurança pública duradouros, permanentes, efetivas, que não sejam somente paliativas.”
O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubo, reforçou: “O trabalho integrado e aproximação de todas as agências que trabalham para o sistema de segurança do Brasil não é possível ser feito sem os conselhos. Um dos mais importantes direitos da população que é a segurança pública, e temos buscado participar de todos esses encontros”.
Consesp
O Consesp surgiu em abril de 2003, durante o Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública, como Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública. Em março de 2022, foi instituído como Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, vinculado ao MJSP por meio do decreto nº 11.009/2022.
A finalidade do colegiado é representar os interesses comuns das secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal, ou congêneres, junto ao MJSP, promovendo a articulação institucional e propondo medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública. As reuniões são realizadas a cada três meses, em diferentes estados.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Inflação no DF sobe 0,26% em dezembro puxada por roupa e alcatra
Inflação no Distrito Federal tem alta menor do que o média nacional. Preços avançam e pesam nos orçamentos das famílias A inflação de Brasília teve alta de 0,26% em dezembro e fechou 2024 com alta acumulada de 3,93%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Roupas, alimentos e bebidas são os vilões com maiores altas.…
-
Contratada empresa que será responsável pelo 2º censo da população em situação de rua do DF
Pesquisa vai mapear o perfil e as necessidades desse público A licitação para a contratação da empresa responsável pela coleta de dados do 2º Censo Distrital da População em Situação de Rua está concluída. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF Codeplan), o contrato foi celebrado entre as partes…
-
Governo enviará projeto para regular redes na retomada do Congresso
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta sexta (10/1) que o governo, em grupo de trabalho, vai preparar uma proposta para regulamentação das plataformas digitais O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta sexta-feira (10/1) que o governo vai preparar um projeto para a regulamentação das redes até o início da atividade…