
Feira do Produtor de Ceilândia encerrar o ano com saldo positivo em vendas
Os feirantes da Feira do Produtor de Ceilândia e a associação administrativa de um dos maiores espaços comerciais do Distrito Federal, a Associação dos Feirantes Produtores Rurais e Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno (Afeprace), estão em festas neste final de ano. Isso porque, além das conquistas obtidas pela associação no que tange a infraestrutura da feira, as vendas também cresceram este ano se comparado com outros períodos.
Esse crescimento é resultado de vários fatores, entre eles a boa mercadoria ofertada na feira, o que, sem dúvida, faz toda diferença. Além disso, o espaço também continua sendo uma boa opção tanto para quem busca produtos no atacado quanto no varejo. Com uma variedade incrível de produtos e mercadoria, a Feira do Produtor também se caracteriza por sua enorme diversidade de lojas e boxes, oferendo assim serviço completo para quem busca qualidade, conforme e praticidade em um só lugar.

Neste ano de 2024 que se encerra, as vendas na feira mais uma vez tiveram saldo positivo. O esforço da gestão administrativa da Afeprace junto ao bom atendimento e preços acessíveis ofertados pelos feirantes foram requisitos básicos para o alcance este bom resultado.
Além disso, a feira também obteve conquistas e continua com seu projeto de manter um bom relacionamento com o poder público para angariar ainda mais investimentos para o espaço. O exemplo mais recente desse bom relacionamento foi aquisição de um caminhão basculante que irá compor os maquinários que fazem a limpeza diariamente da feira, e de uma retroescavadeira que veio após a Afeprace concluir um plano de trabalho apresentado à Superintendências de Agricultura e Pecuária (SFA), órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“A feira vem numa crescente, ela está sempre evoluindo e sempre a gente vem buscando bons empresários que acreditam no potencial da feira, que queiram investir dentro da Feira do Produtor para gente melhorar a comercialização dos produtos. Por isso, hoje nós temos diversificado bastante os produtos que são comercializados, nós temos bons empresários e a gente acredita muito nesse potencial e se tiver empresários que queira acreditar na feira, que queira investir na Feira do Produtor, nós estamos aqui para poder fazer a ponte entre Afeprace o Estado”, disse o presidente da Afeprace, Vilson José de Oliveira, em entrevista ao TaguaCei, em setembro passado.
Tanto o caminhão quanto a retroescavadeira são de grande serventia para a feira, uma vez que sua área de 153 mil metros quadrados. E a entrada e saída de caminhões inevitavelmente gera resíduos que precisam limpados constantemente.

Outro assunto que é de total interesse da Afeprace e dos feirantes, que é a regularização fundiária da Feira do Produtor de Ceilândia, também avançou em suas tratativas com o Governo do Distrito Federal. Segundo disse Vilson à nossa reportagem, em abril deste ano, o governo está disposto a resolver esse tema o quanto antes.
“Nós tivemos uma reunião muito importante onde ficou bem claro para Sindicato dos Feirantes que o governo irá discutir amplamente, exaustivamente a melhor forma para se regularizar. Então isso é muito importante, esse diálogo do governo do Distrito Federal com os representantes legais que é o sindicato, que é são os presidentes das associações dos feirantes para que juntos a gente ache uma melhor forma de se regularizar e acertar alguns pontos que estavam divergentes nessa regularização”, explicou o presidente da Afeprace. “A gente precisa trazer uma segurança jurídica não só para Feira do Produtor, mas para as outras feiras do Distrito Federal”, completou Vilson na ocasião.

Ainda sobre a infraestrutura da feira, Vilson comentou à nossa reportagem a respeito da construção do campo de futebol, que já está em atividade e ofertando esporte gratuito a crianças e jovens da região de Ceilândia e Sol Nascente, e destacou outra obra, a construção de uma nova rede de água pluvial. “Uma obra muito importante de captação de água pluvial dentro da Feira do Produtor. E com essa obra vai vir outras obras, como serviço de tapa buraco, de pavimentação dessas áreas”, disse o presidente da Afeprace.

Ainda ao comentar sobre os investimentos do poder público na feira, Vilson José aproveitou a oportunidade para agradecer e reafirmou seu compromisso em manter um bom diálogo com todas as esferas de governo a fim de trazer melhorias o espaço comercial. “A gente só tem que agradecer essa parceria que Afeprace tem junto com o governo do Distrito Federal e com a administração através do administrador do Dilson [Resende] que tem dado uma atenção especial para gente. Constantemente ele, o chefe de gabinete dele, o João Marcelo tem dado atenção especial para a feira”, ressaltou.

No ano passado, a Feira do Produtor de Ceilândia deu início a uma série de reformas que visaram a melhoria da estrutura geral do espaço onde abriga os concessionários. Agora, neste ano, a tendência foi de continuar com essas intervenções com o intuito de fazer com que tanto os feirantes e seus empregados, como os clientes, possam cada vez mais se sentirem em casa na hora de fazer suas compras.
“A Feira do Produtor é responsável por criar emprego, renda e aquecer a economia local. Esses motivos fazem dela um espaço fundamental para o desenvolvimento da região”, disse Vilson José.

Com vendas tanto no atacado quanto no varejo, a Feira do Produtor de Ceilândia é um celeiro onde se encontra de tudo. Com bancas voltadas para verduras, legumes, frutas e hortaliças, a feira é local certo para quem busca por preços baixos e produtos de qualidade. Com amplo estacionamento e uma grande variedade de lojas, a Feira abriga uma das maiores lojas do DF quando se trata de vendas de produtos típicos de diversas regiões do nordeste e também estrangeiros, como acontecem com frutas e verduras.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Governo brasileiro espera ser poupado de tarifaço de Trump
O governo brasileiro espera ser poupado do tarifaço prometido pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, que deve ser anunciado nesta quarta-feira (2). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que causará estranheza caso o Brasil sofra alguma retaliação comercial. “Os EUA têm uma posição muito confortável em relação ao Brasil até porque é superavitário…
-
Inscrições para os Jogos Escolares de 2025 terminam na sexta-feira (4)
Terminam na sexta-feira (4) as inscrições para os Jogos Escolares de 2025. A competição é aberta a estudantes de escolas públicas e particulares do Distrito Federal com idade entre 11 e 17 anos — a depender da modalidade. As inscrições devem ser feitas pelas próprias escolas, no site da Secretaria de Educação (SEEDF). Os alunos que…
-
Tarifaço de Trump nesta quarta (2/4) espalha tensão mundo afora
Esta quarta-feira (2/4) marca o início da nova rodada de tarifas sobre importações anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Batizado pelo republicano de “Dia da Libertação”, o tarifaço busca, segundo ele, equilibrar a balança comercial norte-americana e proteger a indústria nacional. O pacote inclui tarifas sobre diversos setores, como automóveis, aço, alumínio e, até…