
Brasil tem superávit comercial de US$ 74,6 bilhões em 2024 e governo vê saldo de até US$ 80 bi neste ano
O Brasil encerrou 2024 com um saldo positivo de 74,552 bilhões de dólares na balança comercial, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira, um recuo de 24,6% em relação ao resultado do ano anterior.
Também nesta segunda, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) apresentou sua projeção para o saldo comercial em 2025, prevendo um resultado positivo de 60 bilhões a 80 bilhões de dólares.
O dado da balança comercial brasileira em 2024 reflete um resultado 337,036 bilhões de dólares em exportações e de 262,484 bilhões de dólares em importações.
As exportações em 2024 ficaram 0,8% abaixo do resultado do ano anterior. Já as importações subiram 9,0% em relação ao verificado em 2023.
O saldo comercial do ano passado ficou acima das previsões do governo. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), projetava superávit de 70,4 bilhões de dólares para o saldo anual, em estimativa informada em outubro, com exportações de 335,7 bilhões de dólares e importações de 265,3 bilhões de dólares.
DEZEMBRO – Os dados da pasta mostraram ainda que o saldo comercial registrado em dezembro foi de 4,803 bilhões de dólares. O desempenho foi resultado de exportações de 24,905 bilhões de dólares, contra importações de 20,101 bilhões de dólares.
Pesquisa da Reuters com economistas apontava expectativa de saldo positivo de 3,9 bilhões de dólares para o período.
Com informações do portal 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Distrital Max Maciel diz que decisão do BRB de comprar o banco Master precisa passar pelo plenário da CLDF
O deputado distrital Max Maciel (Psol) disse, em entrevista ao TaguaCei, nesta semana, que a decisão do Banco de Brasília (BRB) de comprar o banco Master precisa ser avaliada também pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). De acordo com Max, pelo fato do BRB ser um banco público, cabe aos distritais, representantes…
-
‘Nunca teve tanto dinheiro para a saúde como tem hoje no DF, portanto, está faltando uma gestão eficiente’, pontua Chico Vigilante
Em entrevista ao TaguaCei, direto do plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Chico Vigilante (PT), comentou a respeito dos serviços públicos de saúde do Distrito Federal e afirmou que, se a condição desses serviços está precária, o motivo não é a falta de recurso financeiro, mas, sim, a falta de…
-
‘O Brasil do Lula é bem melhor’, diz deputado Alencar Santana
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) fez diversos elogios à forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conduzido seu governo. O deputado, que falou com o TaguaCei, nesta semana direto da Câmara dos Deputados, ressaltou que o modelo de gestão adotado pelo governo Lula já tem surtido efeitos positivos em todos…