Globo de Ouro: Fernanda Torres conquista o mundo e faz história
Foram anos de espera para que uma das principais famílias do teatro e do audiovisual brasileiros tivesse seu trabalho reconhecido de modo inédito. Fernanda Torres conseguiu. A atriz se tornou a primeira brasileira a vencer um Globo de Ouro de Melhor atuação por Ainda estou aqui. A escolha tirou um suspiro de surpresa da apresentadora Viola Davis, que anunciou a vitória da representante do Brasil.
A atriz nacional, que desbancou nomes do calibre de Nicole Kidman e Angelina Jolie, subiu ao palco representando toda uma nação que havia ficado desapontada, em 1999, quando Fernanda Montenegro não foi consagrada na mesma categoria da filha por sua atuação em Central do Brasil, outro longa de sucesso do diretor Walter Salles. “Eu queria dedicar esse prêmio a minha mãe, ela estava aqui há 25 anos. Este prêmio prova que a arte pode sobreviver”, afirmou a ganhadora, em inglês, em seu discurso da vitória.
Ela exaltou o longa que protagonizou e que perdeu o prêmio de Melhor filme estrangeiro para o musical Emília Perez. No entanto, a importância dessa produção brasileira foi destacada pela vencedora. “Num momento de muito medo no mundo, este prêmio e esse filme representam muita coisa”, declarou. “Que história, Walter”, comemorou homenageando o diretor, que estava presente na cerimônia.
A noite
A premiação ainda teve mais três grandes vencedores: Os filmes Emília Perez, em comédia e O brutalista, em drama, e a série Xógum. O primeiro não apenas superou Ainda estou aqui como também levou Melhor atriz coadjuvante, entregue para Zoe Saldaña, Melhor música original e Melhor filme de comédia/ musical. O brutalista, que garantiu Melhor ator, teve discurso emocionado e aplausos de pé para Adrien Brody. E ainda levou, Melhor diretor, para o estreante Brady Corbet, e Melhor filme de drama
Entre as séries, Xógum ficou no alto do pódio. A produção amealhou quatro troféus, entre eles, o principal da noite em televisão: Melhor série de drama. Hiroyuki Sanada, como Melhor ator, Anna Sawai, como Melhor atriz, e Tadanobu Asano, como Melhor ator coadjuvante, completaram as vitórias. Hacks foi destaque em comédia, saindo com a categoria principal além da estatueta de Melhor atriz, para Jean Smart. Bebê Rena, por sua vez, levou a de melhor em minissérie e Melhor atriz coadjuvante com Jéssica Gunning.
Outra surpresa foi a vitória de Demi Moore, Melhor atriz de comédia/ musical por A substância, filme de terror que critica o padrão estético do mercado de show business. Ela, com 62 anos, e mais de quatro décadas de carreira, foi reconhecida pela primeira vez em uma grande premiação.
Por outro lado, Jodie Foster, atriz que ganhou o Globo de Ouro pela quinta, este ano foi premiada pela performance em True detective. Quem também fez história foi Kieran Culkin, irmão de Macaulay Culkin. O ator ganhou pelo segundo ano seguido em categorias distintas. Em 2024, foi o Melhor ator em série de drama, pela interpretação de Roman Roy em Succession, este ano foi o Melhor ator coadjuvante em filme, pelo personagem Benji, em A verdadeira dor.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Indústria tem retração de 0,6% em novembro no segundo mês consecutivo de queda
No ano, o segmento acumula alta de 3,2%. Quatro grandes categorias econômicas mostraram redução na produção no mês A produção industrial apresentou queda de 0,6% na passagem de outubro para novembro, segundo mês consecutivo de perda. Segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (8/1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no…
-
Soberania do país tem que ser resguardada, diz Lula sobre Meta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (9) que fará uma reunião para discutir as novas regras anunciadas pela multinacional Meta, empresa de tecnologia que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp, para o funcionamento dessas redes sociais. “O que nós queremos, na verdade, é que cada país tenha sua soberania resguardada. Não…
-
Vendas no comércio caem 0,4% de outubro para novembro, diz IBGE
As vendas no comércio brasileiro recuaram 0,4% na passagem de outubro para novembro. O resultado foi impactado negativamente pelo setor de móveis e eletrodomésticos, mas é considerado dentro do patamar de estabilidade. Esse desempenho do comércio faz o setor deixar o ponto mais alto da série histórica, (iniciada em janeiro de 2000) atingido em outubro…