youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Haddad trata de Orçamento em reunião com Lula e nega intervenção no dólar

By  |  0 Comments

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou mais cedo das férias nesta segunda-feira (6/1) para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O chefe da equipe econômica afirmou que o encontro se deu para dar encaminhamento às pautas econômicas do ano e que a votação do Orçamento no Congresso foi o tema central. 

“Fui apresentar para ele o planejamento do Ministério da Fazenda, já agendando reuniões futuras, inclusive prevendo a instalação dos trabalhos legislativos, e começamos o primeiro despacho do ano”, disse a jornalistas após a reunião.

O Orçamento de 2025 acabou não sendo votado pelo Legislativo no fim do ano passado em razão da falta de tempo devido à tramitação acelerada do pacote de corte de gastos enviado pelo governo. A expectativa é de que a lei orçamentária seja votada em fevereiro. 

Sem a peça orçamentária aprovada, o governo começa o ano com algumas restrições. “Tem uma regra para isso, enquanto não votar o Orçamento no começo do ano, e no começo do ano tem sempre uma execução mais lenta mesmo, ordinariamente. Mas nós temos que discutir falar com o relator para ajustar o Orçamento às perspectivas do arcabouço fiscal e das leis que foram aprovadas, no fim do ano passado”, afirmou. 

Dólar

O ministro negou ainda a possibilidade de aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) sobre a saída de dólares do Brasil como medida para conter a alta da moeda norte-americana, rumor que vem se espalhando no mercado financeiro. “A questão do dólar, a gente precisa entender como uma coisa que tem um processo de acomodação natural. Nós tivemos um estresse no fim do ano passado, no mundo todo, e temos aqui um estresse também no Brasil”, enfatizou. 

“Hoje mesmo, o presidente eleito dos Estados Unidos (Donald Trump) deu declarações moderando determinadas propostas que foram feitas ao longo da campanha, é natural que as coisas se acomodem. Mas não existe discussão de mudar o regime cambial no Brasil”, enfatizou. 

Reforma da renda 

Na ocasião, Haddad informou também que o governo vai aguardar a eleição da presidência da Câmara dos Deputados e do Senado para iniciar a discussão da reforma da renda. Em dezembro, a pasta identificou inconsistências no projeto, que está em fase de elaboração pelo Executivo. 

Questionado sobre a situação da  proposta, o ministro respondeu: “Eu vou saber hoje. A Receita não rodou o novo modelo ainda, porque nós estávamos terminando o ano com muitas coisas, mas isso já deve ficar pronto nos próximos dias”.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Ibaneis determina inclusão de policiais militares no plano de saúde do GDF

    Ibaneis determina inclusão de policiais militares no plano de saúde do GDF

    Governador também estuda a possibilidade de inserir os bombeiros no plano. Policiais civis já são contemplados Ibaneis pediu à Casa Civil e à Secretaria de Economia para estudar a possibilidade de também inserir bombeiros no plano – (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press) O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a inclusão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no…

  • Vendas de automóveis têm maior crescimento desde 2008, indica Fenabrave

    Vendas de automóveis têm maior crescimento desde 2008, indica Fenabrave

    Em 2024, foram registrados mais de 2,4 milhões de emplacamentos, um crescimento de 14% 2024 é um dos 10 melhores anos já registrados no ranking histórico da Fenabrave, diz entidade – (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press) As vendas de veículos cresceram em quase todos os segmentos em 2024. De acordo com dados publicados pela Federação Nacional da Distribuição de…

  • Ampliação do horário da farmácia oncológica do HRT facilita acesso e acolhimento a pacientes

    Ampliação do horário da farmácia oncológica do HRT facilita acesso e acolhimento a pacientes

    Com a mudança, o atendimento ocorre das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h; medida traz mais comodidade e acessibilidade na rede pública para usuários com câncer Desde o início de janeiro, a primeira farmácia ambulatorial especializada em oncologia do Distrito Federal, localizada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), passou a atender até as…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *