![](https://jornaltaguacei.com.br/wp-content/uploads/2025/02/4ac3859f5bfc6639dedd89820e79a991.avif)
“Se produto está caro, não compra”, diz Lula sobre alta dos alimentos
Em entrevistas a rádios baianas, Lula sugeriu que brasileiros parem de comprar produtos caros para forçar supermercados a diminuírem preços
Em meio à alta de preços dos alimentos, o presidente Lula sugeriu, em entrevista nesta quinta-feira (6/2), que os brasileiros parem de comprar produtos caros.
Em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, o petista afirmou que, se os brasileiros deixarem de adquirir os alimentos caros, os supermercados vão diminuir os preços.
Na entrevista, Lula também sugeriu que os consumidores brasileiros substituam itens mais caros por produtos similares, com preços mais acessíveis.Play Video
“Tenho dito que uma das pessoas mais importantes para a gente controlar os preços é o próprio povo. Se você vai num mercado aí em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, afirmou o petista.
![](https://i0.wp.com/fly.metroimg.com/upload/q_85%2Cw_600/https%3A//uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/02/06080912/Lula-2-11.jpg?w=620&ssl=1)
Rui Costa sugere “mudar a fruta”
Como o Metrópoles noticiou, em janeiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sugeriu que o consumidor “mude a fruta” para lidar, por exemplo, com a inflação da laranja.
Ao falar com jornalistas após reunião com Lula, Rui citou o exemplo da laranja para falar sobre alimentos que estão caros tanto no mercado externo, quanto no interno. E ofereceu uma “solução”:
“O preço internacional está tão caro quanto aqui. O que se pode fazer? Mudar a fruta que a gente vai consumir. Em vez da laranja, outra fruta. Não adianta baixar a alíquota, porque não tem produto lá fora para colocar aqui dentro”, disse o ministro.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- IPVA 2025: saiba quem deve pagar e como calcular imposto
- No Rio, Lula reinaugura hospital Bonsucesso e relembra CPI da Covid
- “Se produto está caro, não compra”, diz Lula sobre alta dos alimentos
- Matrículas para os centros interescolares de línguas seguem até segunda-feira (10)
- Como será a devolução de R$ 20 milhões do Banco do Brasil a clientes