Distritais já têm quase todas as vagas de comando definidas para reeleição
Está quase tudo definido para a eleição que reconduzirá os deputados da Mesa Diretora e das comissões da Câmara Legislativa. Na manhã e tarde desta terça-feira, os deputados definiram alguns nomes e posições, antes do pleito nesta quarta-feira (7/8).
Pleiteando a vice-presidência, o deputado Roosevelt Vilela (PL) recuou e permanecerá na Segunda Secretaria. O distrital não conseguiu apoio nem da ala conservadora da Casa e preferiu desistir.
A deputada Paula Belmonte (Cidadania) deixa a Comissão de Transparência e Controle e vai ocupar a Segunda Vice-Presidência, que será criada.
Doutora Jane (MDB) deixará a Comissão de Segurança e passará a ocupar a Defensoria da Mulher, também recém criada.
Com a desmembração da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc), a deputada Dayse Amarílio (PSB) assume a Saúde e Gabriele Magno (PT) fica com Educação e Cultura.
Entre as vagas, que ainda estão em aberto, falta saber quem ocupará a Comissão de Segurança.
Votação
Antes da sessão desta tarde, parlamentares se reúnem na sala anexa ao Plenário da Casa para definirem como se dará a eleição.
Com o auxílio de técnico, os parlamentares deverão modificar a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF) para permitir a antecipação da eleição. A proposta precisa ser votada em dois turnos, sendo que o primeiro será analisado nesta quarta-feira e o segundo turno na próxima semana, por conta do intertício de 10 dias
Ainda durante a votação do primeiro turno do projeto de alteração da LODF será votada a recondução da Mesa Diretora e as alterações no colegiado e nas comissões.
Apesar da antecipação da eleição, os distritais só deverão tomar posse oficialmente em janeiro do ano que vem.
Saída honrosa
Nos bastidores, o PL pediu para que o PT se abstenha durante a votação da recondução de Roosevelt Vilela à Segunda Secretaria. O mesmo fará o partido do presidente Jair Bolsonaro, na Câmara Legislativa, que se abaterá da votação em Ricardo Vale (PT) à vice-presidência.
Parlamentares ligado a Roosevelt , vendo a possível derrota do companheiro de partido, acreditam que essa será uma saída honrosa para o colega bombeiro.
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- A trajetória do esforço do governo brasileiro pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
- Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha
- Hemocentro de Brasília lança campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue
- Redução da alíquota do ITBI vai acelerar regularização de clubes no DF
- Corte de R$ 6 bilhões no Orçamento: “Há dificuldades em reduzir deficit”