youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Mortes de indígenas Yanomamis reduzem 33% no primeiro trimestre

By  |  0 Comments

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (5/8) a atualização dos dados epidemiológicos dos indígenas Yanomami. De acordo com o novo informe, houve uma queda de 33% de mortes no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa é a primeira atualização dos dados, desde que o governo deixou de publicá-los, após a repercussão negativa do aumento de óbitos entre os indígenas no primeiro ano do governo Lula. Nos três primeiros meses de 2023, segundo o Ministério da Saúde, foram contabilizadas 111 mortes e, desta vez, 74.

A tendência de redução é verificada, também, quando os dados são analisados por motivação. Quando se trata de infecção respiratória aguda, as mortes passaram de 22 para 9 (-59%). A redução de óbitos por desnutrição foi de -70,5% e por malária foi de -50%. O único caso em que houve aumento foi de mortes por agressão: passou de 15 para 18 (+20%).

Críticas após aumento

Em 2023, morreram 363 indígenas Yanomami. Esse número foi divulgado no início deste ano e gerou muita crítica ao governo federal, pois houve um aumento de 6% em relação a 2022, último ano do governo Bolsonaro. À época, o Ministério da Saúde alegou que houve subnotificação em anos anteriores e diferenças nas metodologias de contagem.

A Missão Yanomami segue em andamento no território indígena. Ela foi implementada no ano passado, após visita do presidente Lula e de ministros, em decorrência das denúncias de desnutrição severa, aumento de mortes e ameaça crescente do garimpo ilegal.

De acordo com o Ministério da Saúde, 1.497 profissionais continuam atuando no local. Ao todo, existem 32.012 indígenas no território.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *