Aprova DF já atendeu mais de 5,5 mil alunos com aulões gratuitos para concursos públicos
Parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania com a Associação Cresce-DF oferece durante os fins de semana cursos preparatórios para provas de concursos e vestibulares
O sonho de ingressar no serviço público está mais próximo de se tornar uma realidade para a secretária Raimunda de Almeida Nascimento, 55 anos, moradora da Asa Norte. Desde o início da sua carreira profissional, ela mirou em ser uma servidora pública. No entanto, a falta de tempo para se dedicar aos estudos e o alto custo dos cursos preparatórios sempre foram um empecilho. Atualmente, ela é uma das mais assíduas alunas dos aulões do projeto Aprova DF, uma iniciativa gratuita da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) em parceria com a Associação Cresce-DF, que visa democratizar o acesso à capacitação especializada para concursos públicos.
Raimunda é uma das 5.590 pessoas atendidas pelos aulões preparatórios gratuitos oferecidos a adolescentes, jovens e adultos interessados em ingressar no serviço público. Desde o seu lançamento, em julho deste ano, já foram realizadas 40 aulas presenciais. Para Thais Menezes, de 24 anos, moradora de Planaltina, esse curso preparatório já a é um passo para ela disputar uma das vagas do concurso do Corpo de Bombeiros do DF.
“Estes números em pouco mais de dois meses destacam a importância do Aprova DF como uma abordagem inovadora para aqueles que não podem arcar com os custos de um curso preparatório. A iniciativa cria oportunidades para mudar a vida dos cidadãos. Com estes aulões, oferecemos a chance de realizar sonhos, contando com os melhores profissionais e horários flexíveis que permitem a participação de todos”
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
Os alunos ainda são submetidos a simulados, e os melhores desempenhos são premiados. As aulas presenciais são realizadas todos os sábados e domingos, e as inscrições são abertas a cada início de semana. No total, 25.555 pessoas já se candidataram nos dois meses de execução do programa.
“Estes números em pouco mais de dois meses destacam a importância do Aprova DF como uma abordagem inovadora para aqueles que não podem arcar com os custos de um curso preparatório. A iniciativa cria oportunidades para mudar a vida dos cidadãos. Com estes aulões, oferecemos a chance de realizar sonhos, contando com os melhores profissionais e horários flexíveis que permitem a participação de todos”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
As aulas são ministradas sempre das 8h às 17h, no Edifício Oscar Alvarenga, na Quadra 3 do Setor Comercial Sul, com quatro matérias por dia – entre elas, direito administrativo, direito constitucional, informática, língua portuguesa, redação, matemática, raciocínio lógico, realidade brasileira e atualidades.
Além do conteúdo educacional, o projeto fornece aos participantes kits lanche, apostilas impressas e material escolar básico, como canetas, lápis e cadernos. As inscrições são feitas de forma avulsa para cada matéria e estão disponíveis através do site oficial, acessível pelo perfil @aprovadf no Instagram ou presencialmente, de quarta a sexta, das 7h às 13h, no local do projeto. Caso as vagas não sejam 100% preenchidas ou haja desistências, os alunos podem se inscrever diretamente no horário das aulas.
Segundo Eduardo Campos, presidente da Associação Cresce DF, o Aprova DF, “além de contemplar estudantes com restrições econômicas, visa também fortalecer a inclusão”.
*Com informações da Sejus-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu que só apresentará a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 indiciados por tentativa de golpe de Estado em 2025. A análise detalhada do extenso relatório da Polícia Federal, que conta com mais de 800 páginas, será fundamental para a construção de uma denúncia robusta, segundo aponta…
-
Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto 46.541 que determina a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) dentro do organograma da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O ato ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do…
-
PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado
A Polícia Federal vai indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por participação em uma tentativa de golpe de Estado e por integrar uma organização criminosa, que pretendia derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022, do poder. As informações foram obtidas pelo Correio junto a fontes na corporação. O relatório final do inquérito que…