Crianças em vulnerabilidade têm acesso gratuito a jogos eletrônicos no Cyber Arena do Recanto das Emas
Até a próxima sexta (8), evento ficará no COP da cidade com simuladores, transmissão, estações interativas, salas de projeção e espaços de realidade virtual
“O que eu mais gostei foi o PlayStation, eu nunca tinha jogado na vida. Queria muito ter um desse em casa.” O relato é do estudante João Pedro (nome fictício), de 11 anos, e resume o sentimento das mais de 50 crianças do Sol Nascente acolhidas pelo Instituto Mãos Dadas que participaram do Cyber Arena 2024, no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) do Recanto das Emas. Com o fomento de R$ 644.931,06, o Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com o Instituto Inside Brasil, levou às crianças e adolescentes da cidade um pouco do universo dos games.
Com o objetivo de democratizar o acesso ao mundo digital, a garotada pôde se divertir em uma arena com diversas atrações, como simuladores de corrida, transmissão de partidas ao vivo em telas gigantes, estações interativas, estações free-to-play, salas de projeção e espaços de realidade virtual. Tudo isso de graça.
“Eu estava jogando bola no COP, e meu professor me chamou para vir aqui. Eu estou achando muito legal porque os jogos não travam, não dão problema. E tem umas opções clássicas que são divertidas para jogar, tipo Fifa”, disse Mateus Rodrigues da Silva, de 10 anos, enquanto se divertia com um PlayStation.
Para Washington Mateus, pedagogo do Instituto de Mãos Dadas, o evento é importante para apresentar a tecnologia às crianças em vulnerabilidade: “Tudo isso é novidade para os nossos assistidos. A maioria nunca teve contato com nada do que tem aqui, e é isso que a gente tenta fazer por meio do instituto. Queremos mostrar que há um caminho, um outro ambiente para que possam expandir a mente e ter o acesso. Eles acham que não pertencem à tecnologia, mas isso precisa estar presente na vida de todos”.
O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, explica que o evento se torna uma oportunidade para que os participantes possam desenvolver novas habilidades, além de explorar o potencial educativo e profissional dos jogos eletrônicos. “O Cyber Arena é um ambiente de aprendizado e inovação para o futuro digital. Nosso intuito é levar a toda a comunidade uma experiência de interação com o universo online de forma acessível e inclusiva”, disse.
Promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) em parceria com o Instituto Inside Brasil, o evento será realizado em dois períodos: até a próxima sexta (8), no COP do Recanto das Emas, e entre os dias 12 a 15, no COP do Parque da Vaquejada, em Ceilândia. Ambos ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 18h, com entrada gratuita.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu que só apresentará a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 indiciados por tentativa de golpe de Estado em 2025. A análise detalhada do extenso relatório da Polícia Federal, que conta com mais de 800 páginas, será fundamental para a construção de uma denúncia robusta, segundo aponta…
-
Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto 46.541 que determina a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) dentro do organograma da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O ato ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do…
-
PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado
A Polícia Federal vai indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por participação em uma tentativa de golpe de Estado e por integrar uma organização criminosa, que pretendia derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022, do poder. As informações foram obtidas pelo Correio junto a fontes na corporação. O relatório final do inquérito que…