Pacientes reclamam de falta de atendimento na UPA de Ceilândia
Pacientes relatam dificuldade em receber atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia. Três pessoas que estavam no local nesta quinta-feira (5/12) entraram em contato com o Correio prestando queixas pela falta de atendimento desde o início da manhã. Segundo os relatos, a equipe de saúde informou que só pacientes considerados graves — identificados com as cores vermelha durante a triagem — serão consultados no local.
A Secretaria de Saúde foi contactada pela reportagem, e respondeu que os atendimentos em UPAs são de responsabilidade do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES/DF) e que por isso a pasta não poderia responder. No caso do HRT, a pasta informou que “o plantão de hoje (5/12) conta com um clínico médico. Os atendimentos são realizados de acordo com a classificação de risco. Pacientes com classificação de risco vermelha (de maior gravidade) tem prioridade”.
Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) esclarece que, nesta quarta-feira (4), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia funcionou com cinco médicos durante o dia e quatro à noite. Apesar de a escala estar completa, houve a necessidade de restringir parte do atendimento devido à superlotação. Para que a situação pudesse ser normalizada, foi realizada uma busca ativa em todas as unidades para realizar a transferência desses pacientes.
Com informações do Correio Braziliense
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