
Lula celebra acordo entre Mercosul e União Europeia: “Significado especial”

Nesta sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou o encerramento das negociações para o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. “Após mais de duas décadas, concluímos as negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia”, afirmou Lula em suas redes sociais, destacando a relevância do momento durante a cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai.
“Esta Cúpula tem um significado especial. Ela marca a conclusão das negociações do Acordo Mercosul-União Europeia, no qual nossos países investiram enorme capital político e diplomático, por quase três décadas”, escreveu o chefe do Executivo brasileiro em seu perfil no X.
“Estamos criando uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, reunindo mais de 700 milhões de pessoas. Nossas economias, juntas, representam um PIB de 22 trilhões de dólares. O Acordo que finalizamos hoje é bem diferente daquele anunciado em 2019”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também celebrou o marco, anunciando formalmente o pacto. “Este é um bom dia para o Mercosul e para a Europa, e um momento histórico para nosso futuro compartilhado”, declarou. O acordo, que estava em negociação há mais de 20 anos, é considerado um passo estratégico para fortalecer as relações comerciais e políticas entre os blocos.
O tratado estabelece compromissos econômicos, ambientais e de desenvolvimento sustentável, buscando promover o intercâmbio de bens e serviços entre os blocos de forma mais eficiente.
Acordo entre Mercosul e UE
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta sexta a conclusão do aguardado acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul após 25 anos de negociações, a maior parceria comercial e de investimentos do mundo. O tratado estabelece um mercado comum que conectará mais de 700 milhões de pessoas e movimentará um PIB combinado de US$ 22,3 trilhões.
“Quero parabenizar os negociadores pela determinação. Trabalharam de forma incansável durante anos em prol de um acordo ambicioso e equilibrado, e tiveram sucesso. O laço entre a Europa e os países do Mercosul é realmente um dos mais fortes do mundo. É um laço que se ancora na confiança, atravessado por uma herança compartilhada com séculos de aprendizagem mútua”, declarou Ursula.
A presidente destacou ainda que o acordo não é apenas uma conquista econômica, mas também uma afirmação política global. “Hoje estamos tornando a missão uma realidade. Estamos estabelecendo essa aliança como nunca antes. Estamos enviando uma mensagem clara e poderosa para o mundo. […] O acordo não é apenas necessidade econômica. É necessidade política”, reforçou Ursula.
Expectativa do governo brasileiro
O governo Lula vê o acordo como um marco para a diplomacia brasileira e uma oportunidade de ampliar o comércio e os investimentos com a Europa. Embora considerado um “gol de placa,” o tratado enfrenta resistência de países como a França.
O presidente petista já afirmou que o acordo não depende dos franceses, contando com o apoio de Ursula para concluir as negociações ainda em 2024. Contudo, o processo requer aprovação de todos os países do bloco europeu, o que dá ao presidente francês, Emmanuel Macron, poder de veto.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia
Evento reúne atividades de formação e apresentações culturais a partir das 9h Com o objetivo de promover a arte, cultura e o empreendedorismo na periferia, o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) realiza neste sábado (5), o Festival A Renda Delas, que pretende valorizar o protagonismo feminino de mulheres da Ceilândia e Sol…
-
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas: Pix parcelado O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o…
-
Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF
Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o início do ano, período marcado por férias e feriados, o que impacta a regularidade das doações. A rede da Secretaria de Saúde (SES-DF) tem como meta a coleta de dois mil litros de leite por mês. Entre janeiro e fevereiro,…