
Nova lei garante permanência da operação da Caesb no DF
No formato anterior, a concessão, aprovada em 2002, se encerraria em 2032. E a empresa teria de disputar uma licitação pública para continuar a atuar na capital federal

A Câmara Legislativa aprovou por unanimidade projeto de lei que reforça a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) como empresa pública. A iniciativa, que partiu do GDF, altera a estrutura da companhia para garantir segurança jurídica. Uma das principais mudanças é o formato de concessão para o de prestação de serviços direta. Isso assegura a permanência da Caesb como responsável pelos serviços de saneamento básico e fornecimento de água. No formato anterior, a concessão, aprovada em 2002, se encerraria em 2032. E a empresa teria de disputar uma licitação pública para continuar a operar no DF.
“O projeto nos dá segurança, porque dispensa discussões sobre a necessidade de prorrogação ou mesmo de uma nova concessão mediante licitação pública”, explicou o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis.
Autorização para produzir energia elétrica
A nova legislação também vai facilitar a modernização e a expansão das operações da empresa. A autorização para gerar e comercializar energia elétrica e gás para consumo próprio, por exemplo, vai reduzir os custos da companhia. A conta chega a R$ 170 milhões por ano pagos à empresa Neonergia.
“Atualmente, o alto consumo de energia necessário para a infraestrutura de saneamento faz com que esse seja um dos maiores gastos da empresa”, aponta Reis.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…
-
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…
-
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela
O governo da Colômbia declarou emergência sanitária por febre amarela. De acordo com o ministro da Saúde do país, Guillermo Afonso Jaramillo, os casos da doença vem sendo registrados na região desde setembro do ano passado. Ao longo deste ano, segundo ele, apesar dos esforços para conter as infecções, o cenário se agravou. “Ao todo,…