youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Após Disney desmentir governo do DF, secretário confirma intenção de trazer ‘algum parque’ para Brasília

By  |  0 Comments

Um dia após a Disney desmentir o governo do Distrito Federal e negar o interesse em trazer um parque para Brasília, a equipe do governador Ibaneis Rocha (MDB) adotou um tom mais moderado. Ao G1, o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, confirmou nesta quinta-feira (7) o desejo de ter “algum parque” instalado na capital federal – mas não necessariamente a Disney.

Segundo ele, o governo aposta em uma série de atrativos para fazer com que as empresas nacionais ou internacionais do ramo enxerguem a capital federal como uma oportunidade.

A primeira delas é um terreno em Sobradinho, de 800 hectares, onde ficavam o antigo Polo de Cinema e Vídeo – a 30 quilômetros da área central da cidade.

“O terreno já está reservado para esse fim. Temos intenção de parceria nesse segmento e todo namoro começa com uma primeira conversa”, afirmou o secretário Everardo Gueiros.

Futuramente seria definido se a empresa de diversão teria de comprar o terreno de 800 hectares ou se poderia explorá-lo por um tempo determinado, como em uma concessão.

Outra aposta do governo é no Aeroporto de Brasília. O terminal é o segundo maior do país e só perde para o de Guarulhos. A expectativa é de fazer o aeroporto crescer ao ponto de se tornar um grande centro de conexões e referência para voos internacionais.

Incentivo econômico

Por último, o GDF também quer convencer as empresas com o “fator dinheiro”. Para isso, a equipe de Ibaneis estuda projetos de incentivo econômico e isenção fiscal com objetivo de atrair os parques de diversão e motivá-los a investir no DF em vez de outro estado.

Não há prazo para o pacote ser enviado à Câmara Legislativa. “No momento, queremos que apresentem propostas. Não dou um prazo para isso porque pode acontecer, por exemplo, de a gente não receber nenhuma proposta. É o que queremos evitar”, continuou o secretário.

Disney

A informação de que a Disney chamaria a turma do Mickey para se mudar com destino a Brasília surgiu depois de uma entrevista do governador Ibaneis, na segunda-feira (4).

“Estou fazendo estudos em todas as áreas. Temos conversado com diversas áreas. Essa semana vem um representante da Disney ao Distrito Federal. São projetos que estamos buscando para dar novo perfil econômico ao DF”, disse Ibaneis na ocasião.

No dia seguinte, em entrevista à CBN, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, confirmou que existiam tratativas em curso. Questionada, no entanto, sobre uma data para o projeto sair do papel, ela preferiu não cravar um prazo.

“Essa construção de cronograma, ela é uma construção conjunta. […] Estamos falando com uma multinacional que ela própria tem um cronograma. Nós vamos anunciar isso em breve. Mas esse cronograma vai ser construído em conjunto. E vai ser anunciado. Tenho certeza disso”, declarou a secretária na terça (5).

Já a Disney informou ao G1 na quarta (6) que não tem interesse em construir um parque em terras candangas.

“Embora o Brasil seja um mercado atrativo, no momento não há planos para a construção de parques na região”, declarou a companhia americana.

A reportagem tentou contato com a secretária para comentar o assunto nesta quinta, mas ela não atendeu às ligações. Procurada, a assessoria de imprensa do governo disse que não iria mais se manifestar sobre o tema.

Castelo da Cinderela, o Magic Kingdom, da Disney, em imagem de arquivo — Foto: Flávia Mantovani/G1Castelo da Cinderela, o Magic Kingdom, da Disney, em imagem de arquivo — Foto: Flávia Mantovani/G1

Castelo da Cinderela, o Magic Kingdom, da Disney, em imagem de arquivo — Foto: Flávia Mantovani/G1

Boatos

Boatos do tipo envolvendo o parque costumam surgir periodicamente. Em 2008, apareceu na internet a informação de que a Disney seria construída em Curitiba, no Paraná. A inauguração prometida era para 2013.

Já em 2010, um novo boato: de que um resort seria erguido entre São Paulo e Rio de Janeiro a tempo para a Olimpíada de 2016. Além dos Estados Unidos, atualmente a Disney tem parque em Hong KongXangai, Tóquio e Paris.

Em 2016, empresários chegaram a anunciar para o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) um pacote de iniciativas com objetivo de desenvolver a economia do DF. Entre as ideias estava justamente a de criar um parque da Disney em Brasília. Segundo o grupo, havia tratativas em curso desde 2013.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *