Delegacias de Sobradinho e Ceilândia, no DF, voltam a funcionar 24 horas
As delegacias da Polícia Civil do Distrito Federal em Sobradinho II (35ª) e do Setor P Sul, em Ceilândia (23ª), voltam a funcionar em regime de 24 horas nesta quinta-feira (7). Com a medida, o público pode registrar ocorrências ou buscar apoio nas unidades à noite e nos fins de semana.
A reabertura de mais duas unidades regionais faz parte da promessa de campanha do governador Ibaneis Rocha (MDB). Ele disse que todas as delegacias do DF voltariam a abrir 24 horas por dia em fevereiro.
Esta é uma das 57 promessas que o G1 vai monitorar durante o mandato do governador.
Até agora, seis unidades voltaram ao funcionamento integral. Outras nove unidades continuam abrindo apenas em horário comercial. (Veja abaixo)
Delegacias reabertas por 24h
- Asa Norte (2ª)
- Núcleo Bandeirante (11ª)
- Setor P Norte – Ceilândia (19ª)
- Setor P Sul – Ceilândia (23ª)
- Samambaia Sul (26ª)
- Sobradinho II (35ª)
Delegacias abertas das 9h às 19h
- Cruzeiro (3ª)
- SIA (8ª)
- Lago Norte (9ª)
- Lago Sul (10ª)
- Gama Centro (14ª)
- Planaltina (16ª)
- Taguatinga Norte (17ª)
- Riacho Fundo (29ª)
- Vicente Pires (38ª)
Até 2016, todas as 31 delegacias regionais funcionavam sem pausa – 24 horas, de segunda a segunda, incluindo feriados. Em setembro daquele ano, o então governador Rodrigo Rollemberg (PSB) reduziu o horárioem 15 unidades, por falta de efetivo.
No fim de 2018, apenas 16 das 31 delegacias funcionavam 24h. As outras 15 abriam de segunda a sexta, das 9h às 19h.
Serviço voluntário
A volta do funcionamento 24 horas foi possível graças a uma lei distrital que institui o serviço voluntário de policiais civis e cria uma indenização eventual a delegados e policiais que se apresentem voluntariamente no período de folga. A lei foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal no dia 31 de janeiro.
O texto autoriza que os policiais civis que se apresentarem ao serviço, no período de folga, recebam R$ 400 por oito horas de turno ou escala de trabalho.
“Hoje, por exemplo, nós temos metade do efetivo do plantão da própria unidade e metade através desse serviço voluntário, que já está funcionando”, disse o delegado da unidade de Sobradinho II, Laércio de Carvalho.