youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Discurso de Ibaneis ainda repercute no plenário da CLDF

By  |  0 Comments

O discurso do governador Ibaneis Rocha na sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa, na última terça-feira (4), continua repercutindo no plenário do Legislativo. Na sessão ordinária desta quarta-feira (5), vários parlamentares abordaram pontos da fala do governador, alguns com críticas e outros defendendo o governador.

O deputado Fábio Felix (Psol), da liderança da minoria, criticou a manifestação de Ibaneis Rocha contra a audiência de custódia. Na ocasião, o governador reclamou que as audiências estão atrapalhando o trabalho da polícia, soltando presos indiscriminadamente. Na opinião de Felix, o problema da segurança pública não está na audiência de custódia. Segundo ele, o real problema da segurança está na falta de investimento em políticas de educação e de assistência social, entre outras.

O deputado argumentou que a população carcerária no Brasil e no DF já é muito alta e o problema da insegurança persiste. “A fala do governador foi muito superficial e precisa ser debatida com maior profundidade. Criticar a audiência pública como um problema da segurança pública é enxugar gelo”, analisou.

O deputado Leandro Grass (Rede) concordou com a abordagem do colega e lembrou que 1/3 dos presos são provisórios e estão detidos a mais tempo do que poderiam ser condenados. Para ele, o sistema é falho.

Grass voltou a fazer críticas ao governador Ibaneis Rocha e afirmou que ele só governa para os ricos e ignora os mais pobres. O deputado lamentou o baixo crescimento da receita, segundo ele, o pior resultado desde 2000, “com um aumento de apenas 0,6% na chamada fonte 100”. Na avaliação do distrital, o resultado aconteceu porque o governo abriu mão de receita e não fez os investimentos públicos necessários. “A arrecadação não vai subir sem investimento público. O governo precisa promover justiça tributária, desonerar o consumo e parar de gastar com coisas supérfluas, como diárias milionárias pagas para os secretários do GDF”, finalizou.

Defesa

Alguns deputados não concordaram com a abordagem e saíram em defesa da manifestação do governador. O deputado Cláudio Abrantes (PDT), líder do governo, disse que concordava que a falta de políticas públicas em várias áreas impacta a segurança, mas sustentou que a audiência de custódia no DF “tem se tornado um desastre”.

Abrantes considerou que o pronunciamento do governador “foi forte, mas mostrou os avanços do governo”. Segundo ele, o discurso “foi extremamente esclarecedor sobre as ações do governo”. “Os dados estão colocados e há sim avanços em todas as áreas apontadas pelo governador”, completou.

O deputado Hermeto (MDB) também elogiou o governador e destacou as realizações do primeiro ano de mandato. Especificamente sobre a audiência de custódia, Hermeto se manifestou contra o instrumento e disse que em alguns casos “o marginal ri na cara do policial e diz que vai ser solto antes do final do turno dele”. Ele defendeu mudanças na legislação federal e a adoção de políticas para ocupar o tempo do preso na penitenciária.

Com informações da CLDF

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: https: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *