Praça no DF pode ganhar nome de Marielle Franco
Há quase um ano do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal um projeto de lei que pretende dar o nome dela a uma praça na região central da capital.
O projeto, de autoria do distrital Fábio Félix (PSOL), quer nomear o espaço em frente a Galeria dos Estados como “Praça Marielle Franco”. Segundo o deputado, trata-se de um resgate da memória da vereadora morta a tiros, dentro de um carro, na Região Central do Rio, na noite de 14 de março de 2018. Além de Marielle, o motorista dela Anderson Pedro Gomes, também morreu.
Para o autor do projeto, o nome da vereadora em uma praça também é uma forma de defender os direitos humanos.“O Brasil vive um tempo muito difícil e arriscado para quem defende os direitos humanos. Nós precisamos relembrar a importância de pessoas que defendem isso”.
“O projeto de lei tem o objetivo de manter viva a memória e o legado de luta deixado por Marielle e para que outras vozes não sejam silenciadas, mas sim potencializadas e empoderadas.”
No dia 1º de abril, uma audiência pública vai debater o projeto de lei e ouvir os prós e contras da medida. Depois, o texto segue para Comissão de Direitos Humanos e para a Comissão de Justiça da Câmara Legislativa. Somente após essa tramitação é que o projeto poderá ser votado em plenário.
Um ano sem Marielle
No dia 14 de março, completa um ano do assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São poucas as informações sobre o crime, mas o secretário de Segurança do Rio de Janeiro general Richard Nunes afirma que a vereadora foi morta por supostamente ameaçar a grilagem de terras feita por uma milícia.
No próximo dia 14, um ato está programado para ocorrer na Praça dos Zumbi dos Palmares, na área central de Brasília. De acordo com o deputado Fábio Félix, serão distribuídas 365 placas da rua Marielle Franco, iguais as que foram destruídas por deputados do PSL no Rio de Janeiro.
Carnaval com homenagens a Marielle
Neste ano, a escola de samba Mangueira levou para a avenida um enredo sobre a história do Brasil e fez uma homenagem a Marielle. A escola é a campeã do carnaval 2019 do Rio.
Outras escolas também homenagearam a vereadora. A família de Marielle desfilou com a Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a Vai-Vai homenageou Marielle com um mosaico de uma foto dela com a expressão “Marielle presente”.
Fonte: G1.